parent nodes: Interpretações dos hexagramas | Shin


31, no i-ching



index do verbete
31, no i-ching
rw
iuol
jl


011 100




rw

Acima TUI, A ALEGRIA, LAGO

Abaixo KÊN, A QUIETUDE, MONTANHA

JULGAMENTO

INFLUÊNCIA. Sucesso.

A perseverança é favorável.

Tomar uma jovem em casamento traz boa fortuna.

O fraco está acima, o forte abaixo, deste modo suas forças se atraem e eles se unem. Isso traz o sucesso, pois toda vitória baseia-se na atração mútua. A tranqüilidade interna, quando unida à alegria externa, faz com que a alegria não se exceda, mas permaneça dentro dos limites corretos. Este é o sentido da advertência: "a perseverança é favorável" — pois é através da perseverança que se diferencia o seduzir do cortejar, no qual o homem forte coloca-se abaixo da jovem fraca, mostrando-lhe consideração. Esta atração entre os afins é uma lei universal da natureza. O céu e a terra atraem-se um ao outro e assim todos os seres vêm à existência. O sábio influencia os homens graças à atração que exerce sobre os seus corações, e assim o mundo alcança a paz. Pode-se reconhecer a essência de todos os seres no céu e na terra pelas atrações que exercem.

IMAGEM

Um lago na montanha: a imagem da INFLUÊNCIA. Assim o homem superior, através da receptividade, incentiva as pessoas a que se lhe aproximem.

A montanha sobre a qual há um lago é estimulada pela sua umidade. Esta vantagem se deve ao fato de seu cume não sobressair, mas ser abaulado. A imagem recomenda que o homem se conserve interiormente humilde e livre, de modo a que possa permanecer receptivo aos bons conselhos. As pessoas logo desistem de aconselhar aqueles que julgam saber sempre mais que os outros.

LINHAS

Seis na primeira posição significa:

A influência manifesta-se no dedo maior do pé.

Antes que um movimento se realize de fato, manifesta-se primeiro no dedo maior do pé. A idéia da influência está já presente, porém no momento não é aparente para os outros. Enquanto a intenção não produz efeitos visíveis, não tem importância para o mundo externo. Não leva nem ao bem nem ao mal.

Seis na segunda posição significa:

A influência manifesta-se na altura da tíbia.

Infortúnio. Permanecer traz boa fortuna.

A canela segue o movimento do pé. Por si mesmo não pode nem avançar nem ficar parada. Sendo esse movimento dependente e sem autonomia, traz infortúnio. Deve-se esperar com paciência até que uma influência positiva estimule a ação. Assim se permanece livre de culpa.

Nove na terceira posição significa:

A influência manifesta-se nas coxas

Aderir àquilo que segue

Continuar é humilhante.

Todo estado de ânimo do coração induz a um movimento. As coxas correm sem hesitar em busca do que aspira o coração. Elas se ligam ao coração, ao qual seguem. Em relação à vida humana, entretanto, não é correto agir precipitadamente, sob a influência de cada capricho; quando se torna contínua, essa conduta leva à humilhação. Três idéias são aqui sugeridas; não se deve correr atrás daqueles que se quer influenciar, porém, de acordo com as circunstâncias, é preciso saber se conter. Também não se deve ceder de imediato a todos os caprichos daqueles a quem se serve. E, finalmente, nunca se deve desprezar a possibilidade de conter os estados de ânimo do seu próprio coração, pois esta é a base da liberdade humana.

Nove na quarta posição significa:

A perseverança traz boa fortuna.

O arrependimento desaparece.

Quando o pensamento de um homem se agita em inquieto vaivém,

só os amigos aos quais dirige seus pensamentos conscientes o seguirão.

O lugar do coração é aqui atingido. O impulso que daí parte é o mais importante. É decisivo que aqui a influência seja constante e benéfica. Então, apesar do perigo decorrente da volubilidade do coração humano, já não haverá motivo para remorso. Quando num homem atua o tranqüilo poder de seu próprio ser, os efeitos serão adequados. Todos os seres que forem perceptivos às vibrações de um tal espírito serão então influenciados. A influência sobre os outros não deve manifestar-se como um esforço consciente e intencional para manipulá-los. Devido a essa agitação consciente, o homem entra num estado de excitação e esse contínuo oscilar o esgota. Além disso, os efeitos, nesse caso, se limitariam àqueles aos quais ele dirigisse seus pensamentos conscientes.

Nove na quinta posição significa:

A influência manifesta-se na nuca.

Nenhum arrependimento.

A nuca é a parte mais imóvel do corpo. Quando a influência manifesta-se aqui, a vontade permanece firme, e a influência não perturba, nem confunde. Por essa razão não há motivo para remorso. O que ocorre nas profundezas do ser, no inconsciente, não pode ser provocado nem impedido pelo consciente. Na verdade, não pode influenciar o mundo exterior aquele que é ele próprio insensível à influência.

Seis na sexta posição significa:

A influência manifesta-se no maxilar,

na face e na língua.

A forma mais superficial de querer exercer influência sobre os outros é através da mera tagarelice, quando as palavras são vazias de sentido. Tal estímulo, produzido pela mera movimentação dos órgãos da fala, permanece necessariamente insignificante. Por essa razão o texto não traz qualquer referência à boa ou má fortuna.

iuol

nota do autor

O nome do hexagrama significa "universal", "geral", e num sentido figurado, "influenciar", "estimular". O trigrama superior é Tui, o alegre; o inferior é Kên, a quietude. O rígido trigrama inferior, através de sua influência persistente e tranqüilizadora, estimula o fraco trigrama superior, que então corresponde alegre e animadamente a este estímulo. Kên, o trigrama inferior, é o filho mais moço; o trigrama superior, Tui, a filha mais moça. Assim está representada a atração mútua entre os sexos. No cortejar, o masculino deve tomar a iniciativa, colocando-se abaixo do feminino. Assim como a primeira parte do livro começa com o hexagrama do céu e da terra como fundamento de tudo o que existe, a segunda parte começa com o hexagrama que trata do cortejar e do casamento como fundamento de todas as relações sociais.

nota do autor

O nove na quarta posição ocupa o lugar do coração. O coração rege a influência e por isso a quarta linha é a governante do hexagrama. O nove na quinta posição ocupa o lugar das costas e por isso significa manter-se quieto no meio da influência. Ele é capaz de permanecer tranqüilo em pleno movimento, sendo, então, governante do hexagrama num nível ainda mais elevado.

seqüência ;

Após existirem o céu e a terra, surgem os seres individuais. Após existirem os seres individuais, surgem os dois sexos. Após existirem o masculino e o feminino, surge o relacionamento entre marido e mulher. Após existir a relação entre marido e mulher, surge a relação entre pai e filho. Após existir a relação entre pai e filho, surge a relação entre príncipe e súdito. Após existir a relação entre príncipe e súdito, surge a diferença entre o superior e o inferior. Após existir a diferença entre superior e inferior, as regras quanto ao que é próprio e correto podem se exercer.

coletânea das indicações

A INFLUÊNCIA é rapidamente exercida.

julg amento

INFLUÊNCIA.

Sucesso.

A perseverança é favorável.

Tomar uma jovem em casamento traz boa fortuna.

comentário sobre a decisão

INFLUÊNCIA significa estímulo. O elemento fraco está acima e o forte, abaixo. A força desses dois princípios estimula e provoca a resposta uma da outra, de modo a se unirem. Quietude e alegria. O masculino se subordina ao feminino. Por isso se diz: "Sucesso. A perseverança é favorável. Tomar uma jovem em casamento traz boa fortuna". O céu e a terra estimulam-se um ao outro e todas as coisas tomam forma e vêm à existência. Aquele que é indicado pelo destino estimula o coração dos homens, e o mundo alcança a paz e a tranqüilidade. Pode-se reconhecer a natureza do céu, da terra e de todas as coisas, contemplando as influências que emanam.

O ideograma Hsien difere da palavra kan, "estimular", pelo fato de não incluir, como este último, o grafismo relativo a "coração". Representa, portanto, a influência inconsciente e involuntária, e não a influência intencional e consciente; trata-se de relações objetivas de caráter geral e não de casos subjetivos particulares. o trigrama Tui é o "elemento fraco acima", a filha mais moça; seu atributo é a alegria; sua imagem, o lago. O trigrama Kên é o "elemento forte abaixo", o filho mais moço; seu atributo é a quietude; sua imagem, a montanha. A explanação do Julgamento recorre à organização do hexagrama (o fraco acima, o forte abaixo), aos atributos e aos símbolos (o filho mais moço, a filha mais moça).

imag em

Um lago na montanha:

a imagem da INFLUÊNCIA.

Assim o homem superior, através da receptividade, incentiva as pessoas de quem se aproxima.

Literalmente:

deste modo, o sábio acolhe os homens através do vazio.

O lago sobre a montanha cede a esta sua umidade. A montanha reúne nuvens que alimenta o lago. Assim suas forças têm um influência recíproca. A relação entre os dois símbolos mostra como essa influência se realiza: é somente quando o cume da montanha está vazio, ou seja, abaulado, que um lago pode se formar. Do mesmo modo o homem superior acolhe as pessoas graças ao vazio. O homem superior é comparado à montanha e as pessoas, ao lago. A relação é estabelecida por iniciativa da montanha, isto é, do homem superior.

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

O estímulo se exterioriza em etapas, passo a passo. Os traços individuais significam as parte correspondentes do corpo. As 3 linhas inferiores são as pernas os dedos dos pés, a canela e as coxas; as 3 superiores representam o tórax o coração, as costas e os pulmões.

Seis na primeira posição:

a) A influência manifesta-se no dedo maior do pé.

b) A influência no dedo maior do pé: a vontade está dirigida ao exterior.

Esta linha está relacionada ao nove na quarta posição, no trigrama exterior. O símbolo do dedo maior do pé foi escolhido por representar a parte mais baixa do corpo. A vontade dirige-se ao exterior sem, no entanto, que isto se torne manifesto, pois o movimento dos dedos dos pés não é visível de fora.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Seis na segunda posição:

a) A influência manifesta-se na altura da tíbia.

Infortúnio. permanecer traz boa fortuna.

b) Mesmo quando o infortúnio ameaça, permanecer traz boa fortuna.

A devoção não causa danos.

Esta linha está relacionada ao nove na quinta posição. Se ela não se move junto com o seis na primeira posição mas permanece até receber um estímulo do alto, do nove na quinta posição, não será prejudicada. Ela tem essa possibilidade em decorrência de sua posição central.

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Nove na terceira posição:

a) A influência manifesta-se nas coxas. Aderir àquilo que segue. Continuar é humilhante.

b) "A influência manifesta-se nas coxas", pois ele não pode permanecer quieto.

Quando a vontade se orienta por aquilo a que se atêm os que nos seguem, isso é uma atitude muito baixa.

Como as duas linhas inferiores são fracas por natureza, não é de surpreender que se deixem influenciar por outros. Mas a terceira linha, sendo forte, poderia governar-se a si mesma, sem ceder a um estímulo qualquer que surja abaixo. Torna-se digna de desprezo.

Ao se deixar guiar pelas intenções das duas linhas que lhe são inferiores e representam os seguidores, ela se torna desprezível.

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Nove na quarta posição:

a) A perseverança traz boa fortuna. O arrependimento desaparece. Quando o pensamento de um homem se agita em inquieto vaivém, só os amigos aos quais dirige seus pensamentos conscientes o seguirão.

b) "A perseverança traz boa fortuna. O arrependimento desaparece", pois deste modo não se estimula nada que seja nocivo.

"O pensamento se agita em inquieto vaivém."

isso indica que ainda não se alcançou uma luz clara.

Esta linha é forte e ocupa uma posição fraca, por isso tem um dupla possibilidade. Pode permanecer perseverante, resistindo à tentação de usar influências especiais e procurando agira, por meio de sua essência, de maneira tranqüila, como um dos governantes do hexagrama. nesse caso, ela não estimulará nada de nocivo, pois estará em harmonia com o que é correto. Ou então pode ceder à influência do seis inicial, ao qual está relacionada. Com isso, limitaria sua influência; tudo se transferiria para o plano consciente, e a luz interior se obscureceria. Essa possibilidade é indicada pelo fato de essa ser a linha mais baixa do trigrama Tui, estando, portanto, mergulhada na mais profunda escuridão (Tui é um trigrama Yin, portanto obscuro).

Confúcio comenta a respeito desta linha: "Que necessidade tem a natureza de pensamentos e preocupações? Na natureza, todas as coisas retornam à origem comum e se distribuem pelos diferentes caminhos. Através de uma única ação, os frutos de uma centena de pensamentos se realizam. Que necessidade tem a natureza de pensamentos, de preocupações?".

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Nove na quinta posição:

a) A influência manifesta-se na nuca.

Nenhum arrependimento.

b) "A influência manifesta-se na nuca."

A vontade dirige-se às ramificações.

A nuca é imóvel. A influência é radicalmente autêntica. E quando a raiz é autêntica, as ramificações também o são. Portanto, a influência é boa. A linha é forte, central e é governante do hexagrama, por isso atua através da perfeita tranqüilidade do equilíbrio interior. Ao mesmo tempo, a vontade não está inerte; controlando os principais processos orgânicos, consegue impor ordem também nos detalhes.

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Seis na sexta posição:

a) A influência manifesta-se no maxilar, na face e na língua.

b) "A influência manifesta-se no maxilar, na face e na língua."

Esta é uma linha fraca que, em si mesma, tem pouca influência. O trigrama Tui significa a boca. A linha superior é partida, por isso a boca aberta.

jl

Hsien indicates that, (on the fulfilment of the conditions implied in it), there will be free course and success. Its advantageousness will depend on the being firm and correct, (as) in marrying a young lady. There will be good fortune.

1. The first six, divided, shows one moving his great toes.

2. The second SIX, divided, shows one moving the calves of his leg. There will be evil. If he abide (quiet in his place), there will be good fortune.

3. The third NINE, undivided, shows one moving his thighs, and keeping close hold of those whom he follows. Going forward (in this way) will cause regret.

4. The fourth NINE, undivided, shows that firm correctness whi.ch will lead to good fortune, and prevent all occasion for repentance. If its subject be unsettled in his movements, (only) his friends will follow his purpose.

5. The fifth NINE, undivided, shows one moving the flesh along the spine above the heart. There will be no occasion for repentance.

p. 124

6. The sixth six, divided, shows one moving his jaws and tongue.

Footnotes

124:XXXI With the 31st hexagram commences the Second Section of the Text. It is difficult to say why any division of the hexagrams should be made here, for the student tries in vain to discover any continuity in the thoughts of the author that is now broken. The First Section does not contain a class of subjects different from those which we find in the Second. That the division was made, however, at a very early time, appears from the sixth Appendix on the Sequence of the Hexagrams, where the writer sets forth an analogy between the first and second figures, representing heaven and earth, as the originators of all things, and this figure and the next, representing (each of them) husband and wife, as the originators of all the social relations. This, however, is far from carrying conviction to my mind. The division of the Text of the Yî into two sections is a fact of which I am unable to give a satisfactory account.

Hsien, as explained in the treatise on the Thwan, has here the meaning of mutual influence, and the duke of Kâu, on the various lines, always uses Kan for it in the sense of 'moving' or 'influencing to movement or action.' This is to my mind the subject of the hexagram considered as an essay,--'Influence; the different ways of bringing it to bear, and their issues.'

The Chinese character called hsien is , the graphic symbol for 'all, together, jointly.' Kan, the symbol for 'influencing,' has hsien in it as its phonetic constituent (though the changes in pronunciation make it hard for an English reader to appreciate this), with the addition of hsin, the symbol for the heart.' Thus kan, 'to affect or influence,' = + ; and it may have been that while the name or word was used with the significance of 'influencing,' the was purposely dropt from it, to indicate the most important element in the thing,--the absence of all purpose or motive. I venture to think that this would have been a device worthy of a diviner.

With regard to the idea of husband and wife being in the teaching of the hexagram, it is derived from the more recent symbolism of the eight trigrams ascribed to king Wăn, and exhibited on p. 33 and plate III. The more ancient usage of them is given in the paragraph on the Great Symbolism of Appendix II. The figure consists of Kăn 'the youngest son,' and over it Tui ( ), 'the youngest daughter.' These are in 'happy union.' p. 125 No influence, it is said, is so powerful and constant as that between husband and wife; and where these are young, it is especially active. Hence it is that Hsien is made up of Kăn and Tui. All this is to me very doubtful. I can dimly apprehend why the whole line ( ) was assumed as the symbol of strength and authority, and the broken line as that of weakness and submission. Beyond this I cannot follow Fû-hsî in his formation of the trigrams; and still less can I assent to the more recent symbolism of them ascribed to king Wăn.

Coming now to the figure, and its lines, the subject is that of mutual influence; and the author teaches that that influence, correct in itself, and for correct ends, is sure to be effective. He gives an instance,--the case of a man marrying a young lady, the regulations for which have been laid down in China from the earliest times with great strictness and particularity. Such influence will be effective and fortunate.

Line 1 is weak, and at the bottom of the hexagram. Though 4 be a proper correlate, yet the influence indicated by it must be ineffective. However much a man's great toes may be moved, that will not enable him to walk.

The calves cannot move of themselves. They follow the moving of the feet. The moving of them indicates too much anxiety to move. Line 2, moreover, is weak. But it is also the central line, and if its subject abide quiet, till he is acted on from above, there will be good fortune.

Neither can the thighs move of themselves. The attempt to p. 126 move them is inauspicious. Its subject, however, the line being strong, and in an odd place, will wish to move, and follows the subject of 4, which is understood to be the seat of the mind. He exercises his influence therefore with a mind and purpose, which is not good.

Line 4 is strong, but in an even place. It is the seat of the mind. Its subject therefore is warned to be firm and correct in order to a good issue. If he be wavering and uncertain, his influence will not extend beyond the circle of his friends.

The symbolism of line 5 refers to a part of the body behind the heart, and is supposed therefore to indicate an influence, ineffective indeed, but free from selfish motive, and not needing to be repented of.

Line 6 is weak, and in an even place. It is the topmost line also of the trigram of satisfaction. Its influence by means of speech will only be that of loquacity and flattery, the evil of which needs not to be pointed out.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???