parent nodes: Interpretações dos hexagramas
35, no i-ching
index do verbete
101 000
rw
Acima LI, O ADERIR, FOGO
Abaixo K’UN, O RECEPTIVO, TERRA
JULGAMENTO
PROGRESSO: o poderoso príncipe é honrado
com grande número de cavalos.
Num só dia é recebido em audiência três vezes.
Como exemplo do progresso descreve-se uma época em que um poderoso senhor feudal reúne os demais senhores em torno do governante num compromisso de lealdade e paz. O governante o presenteia ricamente e o convida a seu círculo mais íntimo.
Isso se refere a duas facetas de uma mesma idéia. O verdadeiro efeito do progresso emana de um homem numa posição dependente, que os outros consideram seu igual, a quem por isso seguem voluntariamente. Esse líder possui suficiente clareza de visão para não abusar da grande influência que exerce, e sim utilizá-la em benefício do governante. Este, por outro lado, livre de qualquer inveja, presenteia o grande homem com generosidade e o convida constantemente à corte. Um governante esclarecido e um servo obediente, eis os requisitos para um grande progresso.
IMAGEM
O sol eleva-se sobre a terra: a imagem do PROGRESSO. Assim, o próprio homem superior ilumina suas evidentes qualidades.
A luz do sol quando se eleva sobre a terra é por natureza clara. Mas quanto mais alto o sol ascende, tanto mais emerge das névoas obscuras, irradiando a pureza primordial de seus raios sobre áreas cada vez mais extensas. Assim também a verdadeira essência do homem, originalmente pura, é obscurecida pelo contato com a terra, sendo por isso necessária uma purificação para poder brilhar em sua luminosidade original.
LINHAS
Seis na primeira posição significa:
Progredindo, porém sendo recusado.
A perseverança traz boa fortuna.
Quando não se encontra confiança,deve-se permanecer calmo.
Nenhuma culpa.
Numa época em que tudo induz ao progresso, um homem tem ainda dúvidas se ao avançar não será rechaçado. Então é necessário apenas que continue no caminho correto: isso trará ao final boa fortuna. Pode ser que não lhe depositem confiança. Neste caso ele não deve tentar conquistar a confiança a qualquer preço, e sim permanecer calmo e alegre, não se deixando levar pela ira. Assim ele permanecerá livre de culpa.
Seis na segunda posição significa:
Progredindo, porém em tristeza.
A perseverança traz boa fortuna.
Obtém-se então uma grande felicidade
da parte de sua ancestral.
O progresso é detido. Alguém se encontra impossibilitado de entrar em contato com a autoridade com a qual tem ligações. Quando isso acontece, é necessário manter-se perseverante apesar da tristeza, pois o homem de autoridade que foi mencionado, com um carinho maternal, o presenteará com uma grande felicidade. Esta felicidade lhe advirá — e ela é merecida —, pois esta mútua simpatia não se baseia em motivos egoístas ou facciosos, e sim em princípios firmes e corretos.
Seis na terceira posição significa:
Todos estão de acordo.
O remorso desaparece.
Um homem se esforça para avançar associado a outros em cujo apoio encontra incentivo. Isso põe fim a qualquer sentimento de remorso pelo fato de não se dispor de independência suficiente para vencer sozinho as adversidades.
Nove na quarta posição significa:
Progresso como o de um roedor.
A perseverança provoca perigo.
Em épocas de progresso é fácil para homens fortes, ocupando posições incorretas, acumular grandes posses. Mas tal conduta obscurece a luz. E como épocas de progresso são também épocas em que atitudes duvidosas são sempre descobertas, a perseverança em tal procedimento sempre conduz ao perigo.
Seis na quinta posição significa:
O arrependimento desaparece.
Não se deixe levar por ganho ou perda. Empreendimentos trazem boa fortuna.
Tudo é favorável.
Este tema é tratado detalhadamente no "Grande Estudo" (Ta Huo).
Aqui se descreve a situação de alguém que, em tempos de progresso, apesar de se encontrar numa posição influente, permanece gentil e reservado. Ele talvez se recrimine por não aproveitar a conjuntura benéfica do momento para obter todas as vantagens possíveis. Mas esse arrependimento desaparece. Um homem não deve se deixar levar por ganhos ou perdas. Essas são coisas de ordem inferior. O importante é que ele assegurou para si a possibilidade de exercer uma influência eficaz e benéfica.
Nove na sexta posição significa:
Progredir com os chifres é lícito apenas
quando se vai aplicar o castigo em seu próprio território.
Ter consciência do perigo traz boa fortuna.
Nenhuma culpa.
A perseverança traz humilhação.
Progredir com os chifres, isto é, agir agressivamente numa época como a que aqui se descreve, só é lícito quando se lida com as faltas cometidas por seu próprio povo. Mesmo assim se deve estar consciente de que uma atitude agressiva sempre implica em perigo. Com isso um homem pode evitar os erros que de outro modo o ameaçariam e alcança sucesso naquilo que se propôs. Por outro lado, a persistência numa conduta demasiado enérgica, principalmente em relação a estranhos, levará à humilhação.
iuol
nota do autor
Este hexagrama representa o sol que se eleva sobre a terra. É, portanto, o símbolo do progresso rápido e fácil, significando, ao mesmo tempo, uma crescente expansão e clareza.
nota do autor
O que caracteriza este hexagrama é a luz que se eleva da terra. O seis na quinta posição é o governante do trigrama Li (luz) e se encontra no ponto central do céu. Portanto, é ele o governante do hexagrama ao qual o Comentário sobre a Decisão se refere na frase: "O fraco avança e se dirige ao alto".
seqüência ;
Os seres não podem permanecer para sempre numa condição de poder, por isso a seguir vem o hexagrama PROGRESSO. Progresso significa expansão.
coletânea das indicações
PROGRESSO significa o dia.
Os hexagramas 35, Chin, PROGRESSO, 46, Shêng, ASCENSÃO, e 53, Chien, DESENVOLVIMENTO, significam todos progresso. Chin tem como símbolo o sol ascendendo sobre a terra. É o mais belo desses três hexagramas, Shêng, ASCENSÃO, tem como símbolo a madeira que se eleva sobre a terra. Chien, DESENVOLVIMENTO, mostra o crescimento ainda mais lento de uma árvore sobre a montanha. Uma expansão demasiado rápida sem dúvida encerra também perigos, como se verá no próximo hexagrama. Em termos de sociedade humana, o hexagrama indica um governante sábio que tem a seu lado servidores obedientes.
julg amento
PROGRESSO.
O poderoso príncipe é honrado com grande número de cavalos.
Num só dia é recebido em audiência três vezes.
comentário sobre a decisão
PROGRESSO significa avanço. A claridade se eleva sobre a terra. O fraco com sua devoção e mantendo-se ligado à grande claridade consegue progredir e ascender. Por isso se diz: "O poderoso príncipe é honrado com grande número de cavalos. Num só dia é recebido em audiência três vezes".
A estrutura do hexagrama indica progresso, de fato, um progresso de todos os lados, uma expansão. A devoção refere-se ao trigrama inferior K´un, que aqui significa o servidor. A grande claridade é o trigrama superior Li, que aqui significa o governante. O fraco que progride é a linha do meio de K´un, que ocupa a posição central no trigrama superior que originalmente era Ch´ien, o pai;79 por isso o seis na quinta posição é o governante do hexagrama, o sábio príncipe. O governante necessita da lealdade de seus servidores e em sua grande sabedoria ele sabe recompensá-los adequadamente. Isso explica as palavras do Julgamento.
imag em
O sol eleva-se sobre a terra:
a imagem do PROGRESSO.
Assim o próprio homem superior ilumina suas evidentes qualidades.
A IMAGEM é explicada de imediato pela posição relativa dos dois trigramas: Li, a luz, está acima de K´un, a terra. Aqui se tem o modelo para uma sabedoria de vida: aquilo que é intrinsecamente luminoso ascende sobre o que obscurece. A luz pode realizar isso por meio de sua própria força, pois não é obstruída pela terra, que possui uma natureza abnegada.
linha móvel na osicaoextenso(1] posição
Seis na primeira posição:
a) Progredindo, porém sendo recusado. A perseverança traz boa fortuna. Quando não se encontra confiança, deve-se permanecer calmo. Nenhuma culpa.
b) "Progredindo, porém sendo recusado."
Solitário, ele segue o caminho correto.
A serenidade não é um defeito.
O chamado ainda não se realizou.
A imobilidade é imposta a esta linha mais baixa (que é, em si mesma, fraca) pelo trigrama nuclear Kên, que está se formando sobre ela. Por isso, a linha é detida em sua tendência de progredir. Porém, segue solitária o caminho do dever e aguarda, serena, o momento que certamente chegará.
linha móvel na osicaoextenso(2] posição
Seis na segunda posição:
a) Progredindo, porém em tristeza. A perseverança traz boa fortuna. Obtém-se, então, uma grande felicidade da parte de sua ancestral.
b) "Obtém-se uma grande felicidade", pois a posição é central e correta.
Essa linha é semelhante, em caráter, ao governante do hexagrama, o seis na quinta posição. Este último surge sob o símbolo da ancestral, pois, de acordo com os costumes da antiguidade, o neto era associado ao avô, não ao pai. Como ambas as linhas são fracas, a imagem é feminina: a esposa do neto e a avó.80 A linha encontra-se na base do trigrama nuclear Kên, a Quietude, e por isso seu progresso também é impedido.
linha móvel na osicaoextenso(3] posição
Seis na terceira posição:
a) Todos estão de acordo. O remorso desaparece.
b) "Todos estão de acordo", pois a vontade é de dirigir-se para o alto.
Essa linha está muito próxima ao trigrama superior Li, clareza, por isso os mal-entendidos são esclarecidos. Como ela está à frente de outros elementos que pensam de forma semelhante, o progresso lhe é possível.
linha móvel na osicaoextenso(4] posição
Nove na quarta posição:
a) Progresso como o de um roedor.
A perseverança provoca perigo.
b) Ao perseverar, um roedor se põe em perigo:
a posição não é apropriada.
Essa linha está ao alto do trigrama Kên, ao qual estão associados os ratos e os demais roedores. Ratos e roedores se escondem durante o dia e se movimentam apenas à noite. Porém, esta linha já se encontra no trigrama do sol, cuja luz eles não podem suportar. Como a época é de progresso, a linha se junta à multidão, e colabora. Porém, este lugar não lhe é adequado (uma linha forte numa posição fraca). Por isso, continuar assim acarreta perigo, uma vez que esta linha está também na posição central do trigrama nuclear superior K´an (perigo).
linha móvel na osicaoextenso(5] posição
Seis na quinta posição:
a) O arrependimento desaparece. Não se deixe levar por ganho ou perda. Empreendimentos trazem boa fortuna.
Tudo é favorável.
b) "Não se deixe levar por ganho ou perda."
Os empreendimentos trazem bênçãos.
Uma linha Yin numa posição Yang deveria na verdade causar arrependimento, mas como está aqui ao centro da grande luz, não há motivo para tal. Além disso, a linha é "vazia", ou seja, partida ao meio. Este é um sinal de que não se deixa levar por ganho ou perda, pois não é dependente dos elementos externos. O fogo não tem uma forma definida, arde e apaga; pois isso a imagem de ganho e perda. Além disso, apesar de o seis na quinta posição ser a linha mais alta do trigrama nuclear K´an, o Abismal, que sugere tristeza, é também governante do hexagrama e, por isso, a tristeza não é necessária.
linha móvel na osicaoextenso(6] posição
Nove na sexta posição:
a) Progredir com os chifres é lícito apenas quando se vai aplicar o castigo em seu próprio território. Ter consciência do perigo traz boa fortuna. Nenhuma culpa. A perseverança traz humilhação.
b) "É lícito apenas quando se vai aplicar o castigo em seu próprio território." O caminho ainda não está na claridade.
A linha ao alto é forte, o que sugere a imagem de chifres. Como se trata de uma época de progresso, isso indica que aqui, ao final, há uma tendência a progredir por meio da força. Porém, a linha está isolada, pois abaixo dela o Abismal (trigrama nuclear superior) mergulha nas profundezas, deixando-a abandonada. Ela é lançada de volta a si mesma e só pode disciplinar sua própria cidade.
jl
In Žin we see a prince who secures the tranquillity (of the people) presented on that account with numerous horses (by the king), and three times in a day received at interviews.
p. 132
1. The first SIX, divided, shows one wishing to advance, and (at the same time) kept back. Let him be firm and correct, and there will be good fortune. If trust be not reposed in him, let him maintain a large and generous mind, and there will be no error.
2. The second SIX, divided, shows its subject with the appearance of advancing, and yet of being sorrowful. If he be firm and correct, there will be good fortune. He will receive this great blessing from his grandmother.
3. The third SIX, divided, shows its subject trusted by all (around him). All occasion for repentance will disappear.
4. The fourth NINE, undivided, shows its subject with the appearance of advancing, but like a marmot. However firm and correct he may be, the position is one of peril.
5. The fifth SIX, divided, shows how all occasion for repentance disappears (from its subject). (But) let him not concern himself about whether he shall fail or succeed. To advance will be fortunate, and in every way advantageous.
6. The topmost NINE, undivided, shows one advancing his horns. But he only uses them to punish the (rebellious people of his own) city. The position
p. 133
is perilous, but there will be good fortune. (Yet) however firm and correct he may be, there will be occasion for regret.
Footnotes
133:XXXV The Thwan of this hexagram expresses its subject more fully and plainly than that of any of the previous thirty-four. It is about a feudal prince whose services to the country have made him acceptable to his king. The king's favour has been shown to him by gifts and personal attentions such as form the theme of more than one ode in the Shih; see especially III, iii, 7. The symbolism of the lines dimly indicates the qualities of such a prince. Žin means to advance.' Hexagrams 46 and 53 agree with this in being called by names that indicate progress and advance. The advance in Žin is like that of the sun, 'the shining light, shining more and more to the perfect day.'
Line 1 is weak, and in the lowest place, and its correlate in 4 is neither central nor in its correct position. This indicates the small and obstructed beginnings of his subject. But by his firm correctness he pursues the way to good fortune; and though the king does not yet believe in him, he the more pursues his noble course.
Line 2 is weak, and its correlate in 5 is also weak. Its subject therefore has still to mourn in obscurity. But his position is central and correct, and he holds on his way, till success comes ere long. The symbolism says he receives it 'from his grandmother;' and readers will be startled by the extraordinary statement, as I was when I first read it. Literally the Text says 'the king's mother,' as P. Regis rendered it,--'Istam magnam felicitatem a matre regis recipit.' He also tries to give the name a historical reference;--to Thâi-Kiang, the grandmother of king Wăn; Thâi-Zăn, his mother; or to Thâi-sze, his wife, and the mother of king Wû and the duke of Kâu, all famous in Chinese history, and celebrated in the Shih. But 'king's father' and 'king's mother' are well-known Chinese appellations for 'grandfather' and 'grandmother.' This is the view given on the passage, by Khăng-žze, Kû Hsî, and the Khang-hsî editors, the latter of whom, indeed, account for the use of the name, instead of 'deceased mother,' which we find in hexagram 62, by the regulations observed in the ancestral temple. These authorities, moreover, all agree in saying that the name points us to line 5, the correlate of 2, and 'the lord of the hexagram.' Now the subject of line 5 is the sovereign, who at length acknowledges the worth of the feudal lord, and gives him p. 134 the great blessing. The 'New Digest of Comments on the Yî (1686),' in its paraphrase of the line, has, 'He receives at last this great blessing from the mild and compliant ruler.' I am not sure that 'motherly king' would not be the best and fairest translation of the phrase.
Canon McClatchie has a very astonishing note on the name, which he renders 'Imperial Mother' (p. 164):--'That is, the wife of Imperial Heaven (Juno), who occupies the "throne of the diagram," viz. the fifth stroke, which is soft and therefore feminine. She is the Great Ancestress of the human race. See Imp. Ed. vol. iv, Sect. v, p. 25, Com.' Why such additions to the written word?
Line 3 is weak, and in an odd place; but the subjects of 1 and 2 are possessed by the same desire to advance as the subject of this. A common trust and aim possess them; and hence the not unfavourable auspice.
Line 4 is strong, but it is in an even place, nor is it central. It suggests the idea of a marmot (? or rat), stealthily advancing. Nothing could be more opposed to the ideal of the feudal lord in the hexagram.
In line 5 that lord and his intelligent sovereign meet happily. He holds on his right course, indifferent as to results, but things are so ordered that he is, and will continue to be, crowned with success.
Line 6 is strong, and suggests the idea of its subject to the last continuing his advance, and that not only with firm correctness, but with strong force. The 'horns' are an emblem of threatening strength, and though he uses them only in his own state, and against the rebellious there, that such a prince should have any occasion to use force is matter for regret.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???