parent nodes: Interpretações dos hexagramas


41, no i-ching



index do verbete
41, no i-ching
rw
iuol
jl


100 011




rw

Acima KÊN, A QUIETUDE, MONTANHA

Abaixo TUI, A ALEGRIA, LAGO

JULGAMENTO

DIMINUIÇÃO unida à veracidade<br>
promove suprema boa fortuna, livre de culpa.

Nisso se pode perseverar.

É favorável empreender algo.

Como levá-lo a cabo?

Podem-se utilizar duas pequenas tigelas para o sacrifício.

A diminuição não significa necessariamente algo mau. Aumento e diminuição vêm em seu tempo próprio. É necessário então adaptar-se às condições do momento, e não pretender encobrir a pobreza com uma aparência vazia. Quando uma época de escassos recursos vem despertar uma verdade interna, não há motivo algum para que o homem se envergonhe pela simplicidade. Pois é justamente a simplicidade que então pode prover a força necessária a novos empreendimentos. Não é motivo para preocupação caso a beleza exterior de uma civilização, ou mesmo a elaboração das formalidades religiosas, tenham que sofrer em virtude da simplicidade. A força do conteúdo compensará a limitação da aparência. Deve-se recorrer à força interior para suprir a carência externa. Assim o poder do conteúdo compensará a simplicidade da forma. Diante de Deus não há sentido para uma aparência falsa. Os sentimentos do coração podem manifestar-se até mesmo com escassos recursos.

IMAGEM

Na base da montanha está o lago: a imagem da DIMINUIÇÃO.

Assim, o homem superior controla sua ira e refreia seus instintos.

O lago na base da montanha evapora. Assim, ele diminui em favor da montanha, a qual se enriquece graças à sua umidade. A montanha é o símbolo da força voluntariosa que, enrijecida, pode transformar-se em ira. O lago é o símbolo da alegria descontrolada que pode desenvolver-se em instinto passional, e consumir as energias vitais. Por isso a diminuição é necessária; a ira deve ser diminuída através da tranqüilidade, os instintos controlados por meio de restrições. Essa diminuição nas forças psíquicas inferiores conduz a um enriquecimento dos aspectos superiores da alma.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:

Acudir com rapidez após a conclusão

de suas próprias tarefas não implica em culpa.

Mas deve-se refletir

até que ponto se pode diminuir os outros.

Um homem demonstra bondade e abnegação se, após concluir suas tarefas mais urgentes, põe sua força a serviço de outros, e sem vangloriar-se ou fazer alarde procura ajudar com presteza em tudo o que for necessário. Porém, o homem que ocupa uma posição elevada e é ajudado desta maneira deve pesar até onde pode aceitar tal ajuda, sem com isso causar significativos prejuízos ao servidor ou amigo solícito. Só quando existe tal sensibilidade pode alguém se dar incondicionalmente e sem vacilar.

Nove na segunda posição significa:

A perseverança é favorável. Empreender algo traz infortúnio.

Sem diminuir a si próprio

se pode aumentar os outros.

Para que se possa servir aos outros é necessário um elevado grau de autoconhecimento e uma seriedade vigorosa, livre de toda complacência. Aquele que se anula para seguir a vontade de um superior diminui sua própria posição, sem com isso dar ao outro qualquer benefício duradouro. Isto está errado. Uma pessoa pode prestar um serviço de valor duradouro aos outros, quando o realiza sem renegar seus próprios princípios.

Seis na terceira posição significa:

Quando três pessoas viajam juntas,

esse número diminui em um.

Quando uma pessoa viaja só,

encontra um companheiro.

Quando três pessoas se reúnem, a inveja pode surgir. Então uma tem que se retirar. Uma aliança mais íntima só é possível entre duas pessoas. Mas quando um homem está só, certamente encontrará um companheiro que o complemente.

Seis na quarta posição significa:

Quando alguém diminui suas falhas,

faz com que o outro aproxime-se rapidamente

e se alegre.

Nenhuma culpa.

Muitas vezes os defeitos de uma pessoa impedem que homens bem intencionados dela se aproximem. Essas falhas são algumas vezes agravadas pelo seu meio ambiente. Mas se humildemente decide corrigir-se, libera assim seus amigos bem intencionados de uma pressão interna. Isso lhes possibilita aproximarem-se rapidamente, para mútua alegria.

Seis na quinta posição significa:

Alguém sem dúvida o aumenta.

Dez pares de tartarugas não podem se opor a isso.

Suprema boa fortuna.

Para aquele que está predestinado à boa fortuna, ela, infalível, chegará. Todos os oráculos, como por exemplo os obtidos pela leitura dos cascos de tartaruga, coincidirão favoravelmente. Ele nada precisa temer, pois sua boa fortuna obedece a um desígnio superior.

Nove na sexta posição significa:

Quando se é aumentado sem que os outros

sejam por isso diminuídos, não há culpa.

A perseverança traz boa fortuna.

É favorável empreender algo.

Auxiliares são encontrados,

mas não se dispõe de morada própria.

Há pessoas que beneficiam o mundo inteiro. Sempre que seu poder aumenta, todos são beneficiados, e por isso um tal fortalecimento nunca implica em diminuição para os outros. Graças à perseverança e ao esforço de seu trabalho, um homem alcança ò sucesso e encontra os auxiliares de que necessita. Mas o que ele realiza não traz apenas um benefício particular limitado, porém é útil e acessível a todos.

iuol

nota do autor

Este hexagrama representa uma diminuição do trigrama inferior em benefício do trigrama superior, pois a terceira linha, originalmente forte, moveu-se para o alto e seu lugar foi ocupado pela linha de cima, originalmente fraca.48 Assim sendo, o que está abaixo está diminuído em favor do que está acima. Isso significa pura e simples diminuição. Quando se reduzem os fundamentos de uma construção e se fortalecem as paredes superiores, toda a estrutura perde sua estabilidade. Do mesmo modo uma diminuição no bem-estar do povo em favor do governo representa uma pura e simples diminuição. E todo o tema do hexagrama visa a indicar como esse deslocamento de bens pode ocorrer sem que se esgotem as fontes de riqueza da nação e de suas classes mais desfavorecidas.

seqüência ;

Através do alívio da tensão algo sem dúvida se perde. Por isso a seguir vem o hexagrama: DIMINUIÇÃO.

coletânea das indicações

Os hexagramas DIMINUIÇÃO e AUMENTO são o começo do florescimento e do declínio.

Este hexagrama consiste de Tui abaixo e Kên acima. A profundidade do mar é diminuída em benefício da altura da montanha. A linha ao alto do trigrama inferior é diminuída em favor da linha ao alto do trigrama superior. Em ambos os casos, o que está abaixo se vê diminuído em favor do que está acima, e isso significa pura e simples diminuição. Quando a diminuição alcançou seu objetivo, um florescimento, sem dúvida, principia. Por isso, a DIMINUIÇÃO é o começo do florescimento, do mesmo modo que o AUMENTO, através da abundância, introduz o declínio.

julgamentos anex os

O hexagrama DIMINUIÇÃO mostra o cultivo do caráter. Mostra primeiro o difícil e depois o fácil. Assim mantém distante o que é nocivo.

julg amento

DIMINUIÇÃO unida à veracidade promove suprema boa fortuna, livre de culpa.

Nisso se pode perseverar.

É favorável empreender algo.

Como levá-lo a cabo? Pode-se utilizar duas pequenas tigelas para o sacrifício.

comentário sobre a decisão

DIMINUIÇÃO. O que está abaixo é diminuído, o que está acima é aumentado: o caminho dirige-se para o alto. "DIMINUIÇÃO unida à veracidade promove suprema boa fortuna, livre de culpa. nisso se pode perseverar. É favorável empreender algo. Como levá-lo a cabo? Pode-se utilizar duas pequenas tigelas para o sacrifício." As "duas pequenas tigelas" estão em acordo com o tempo. Há um tempo para diminuir o firme, há um tempo para aumentar o maleável. Diminuindo ou aumentando, ao estar pleno ou vazio, deve-se acompanhar o momento.

A linha firme ao alto do trigrama inferior é diminuída, ou seja, substituída por uma linha maleável; ao mesmo tempo, a linha ao alto do trigrama superior é aumentada, ou seja, substituída por uma linha firme; essa linha firme dirige-se ao alto. Aquele que está acima é enriquecido às custas do que está abaixo. Os que estão abaixo fazem uma oferenda ao governante. Se o sacrifício é oferecido com sinceridade, isso não é errado; ao contrário, terá sucesso e tudo o que é desejável. E mesmo a parcimônia não será motivo para vergonha. Tudo o que importa é que as coisas ocorram no momento certo.

imag em

Na base da montanha está o lago:

a imagem da DIMINUIÇÃO.

Assim o homem superior controla sua ira e refreia seus instintos.

O lago evapora; suas águas diminuem e beneficiam a vegetação da montanha, que deste modo é estimulada em seu crescimento e enriquecida. A ira se ergue, alta como uma montanha; os instintos afogam o coração com as profundezas de um lago. Uma vez que os dois trigramas básicos representam o filho mais moço e a filha mais moça, as paixões são especialmente fortes. A ira despertada deve ser dominada pela quietude do trigrama superior Kên, e os instintos devem ser controlados pela qualidade limitadora do trigrama inferior Tui, assim como o lago delimita as águas com suas margens.

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

Nove na primeira posição:

a) Acudir com rapidez após a conclusão de suas próprias tarefas não implica em culpa. Mas deve-se refletir até que ponto se pode diminuir os outros.

b)"Acudir com rapidez após a conclusão de suas próprias tarefas": isso é correto porque a mente daquele que está acima encontra-se em harmonia com a sua.

A linha de baixo significa os homens do povo. Apesar de forte em si mesma, ela está em relação de correspondência com a linha fraca, o seis na quarta posição, que representa o funcionário. Aquele que está acima precisa da ajuda daquele que está abaixo, e este a oferece com toda boa vontade. Em vez de "após a conclusão" os textos antigos (cf. Shuo Wên, onde essa formulação aparece) usam os termos "através" e "com". Neste caso a frase seria: "Acudir rapidamente com serviços" isto é, para ajudar aquele que está acima "não implica em culpa". Isso significa a auto diminuição por parte daquele que está abaixo, em benefício daquele que está acima.

A segunda metade do texto, que diz literalmente. "Mas deve-se refletir até que ponto se pode diminuir os outros", refere-se àquele que está acima e que requer os serviços daquele que está abaixo. É seu dever medir quanto pode exigir sem prejudicar o que está abaixo. Somente quando existe uma tal sensibilidade naquele que está acima é que se pode coadunar essa atitude com o auto-sacrifício daquele que está abaixo. Se aquele que está acima fizesse exigências sem mostrar consideração para com aquele que está abaixo, este veria diminuída sua alegria em dar.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Nove na segunda posição:

a) A perseverança é favorável. Empreender algo traz infortúnio. Sem diminuir a si próprio, se pode aumentar aos outros.

b) O fato de que o nove na segunda posição favorece através da perseverança se deve a ele dispor dos meios corretos em sua mente.

O nove é forte e ocupa uma posição central; por isso a perseverança nessa atitude é favorável. Essa linha está ao início do trigrama nuclear Chên, o Incitar. isso poderia sugerir que ela se dirigisse por iniciativa própria ao seis na quinta posição, com o qual mantém uma relação de correspondência. Porém, se o fizesse, isso de certo modo a comprometeria. O que é próprio à sua posição central é aumentar os outros sem diminuir a si mesmo.

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Seis na terceira posição:

a) Quando três pessoas viajam juntas, esse número diminui em um.

Quando uma pessoa viaja só, encontra um companheiro.

b) Se um homem quisesse viajar a três, surgiria a desconfiança.

O texto diz que quando três pessoas viajam juntas, esse número diminui em um, e quando uma pessoa viaja só, encontra um companheiro. Isso se refere à modificação que ocorreu no trigrama inferior. Ele consistia, ao início, das três linhas fortes do trigrama Ch'ien, o Criativo. Elas estiveram caminhando juntas. Então uma delas se separa e dirige-se para o alto, para a posição mais elevada do trigrama superior. A linha fraca que toma seu lugar na terceira posição está sozinha entre as outras duas linhas do trigrama inferior. Mas ela mantém uma relação de correspondência com a linha forte na última posição e, por isso, encontra nela seu complemento. Através desta separação os três tornam-se dois; a seguir, através da união ou um torna-se dois. Assim, o que é excessivo é diminuído e o insuficiente é aumentado. Por meio desse processo de intercâmbio entre os trigramas Ch'ien e K'un, geram-se as duas crianças mais moças, Kên e Tui.

Por outro lado, o seis na terceira posição, que se encontra sozinho no trigrama inferior, não deve mais pensar em acompanhar os outros dois, pois isso levaria a mal-entendidos.

Confúcio diz a respeito dessa linha: "O céu e a terra entram em contato e todas as coisas se definem e tomam forma. O masculino e o feminino intercambiam suas sementes, e todos os seres tomam forma e nascem. no Livro das Mutações se diz: "Quando três pessoas viajam juntas, esse número diminui em um. Quando uma pessoa viaja só, encontra um companheiro'. Isso se refere ao efeito de tornar-se um."

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Seis na quarta posição:

a) Quando alguém diminui suas falhas, faz com que o outro aproxime-se rapidamente e se alegre. Nenhuma culpa.

b) "Quando alguém diminui suas falhas" isso é algo que, sem dúvida, é motivo de alegria.

A falha do seis na quarta posição é sua excessiva fraqueza. A linha é fraca num posição fraca, cercada de linhas fracas acima e abaixo. Porém, essas falhas são compensadas pela relação de correspondência com a linha forte inicial. Ao eliminar essas falhas, o seis na quarta posição permite ao nove inicial acudir rapidamente em sua ajuda, o que causa alegria a ambos e não é um erro.

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Seis na quinta posição:

a) Alguém sem dúvida o aumenta. dez pares de tartarugas não podem se opor a isso. Suprema boa fortuna.

b) A suprema boa fortuna do seis na quinta posição vem do fato de receber bênção do alto.

Se ele é enriquecido, dez pares de tartarugas não podem se opor a isso, e a suprema boa fortuna advém. O número dez é sugerido pelo trigrama nuclear K'un. A tartaruga pertence ao trigrama Li que, sem dúvida, só pode ser associado a esse hexagrama de modo muito forçado. Uma grande tartaruga, para ser usada na prática oracular de modo muito forçado. Uma grande tartaruga, para ser usada na prática oracular, custa vinte cauri.84 Um cauri duplo é chamado um par. Esta é uma explicação: uma tartaruga que vale dez pares de cauri. Segundo uma outra explicação, trata-se de dez pares de cascos de tartaruga. A bênção que vem do alto é sugerida pela linha na sexta posição que cobre o hexagrama de forma protetora.

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Nove na sexta posição:

a) Quando se é aumentado sem que os outros sejam por isso diminuídos, não há culpa. A perseverança traz boa fortuna.

É favorável empreender algo. Auxiliares são encontrados, mas não se dispõe de morada própria.

b) Sem diminuir, ele é aumentado; ou seja, ele realiza em grande escala a sua vontade.

A linha ao alto é enriquecida pelo seis na terceira posição. Ela aceita este aumento, porém de modo a que a outra não seja por isso diminuída. Portanto, aqui a relação é inversa à do nove na segunda posição, que aumenta os outros sem diminuir a si mesma. Por isso os aspectos são de todo favoráveis, já que a harmonia entre os que estão acima e os que estão abaixo é mantida.

A montanha significa uma casa. Quando essa linha se move o trigrama básico superior Kên converte-se no trigrama K'un, no qual não há montanha, sendo seu lugar no sudoeste; portanto, há auxiliares leais, porém não para promover interesses familiares.

jl

In (what is denoted by) Sun, if there be sincerity (in him who employs it), there will be great good fortune:--freedom from error; firmness and correctness that can be maintained; and advantage in every

p. 147

movement that shall be made. In what shall this (sincerity in the exercise of Sun) be employed? (Even) in sacrifice two baskets of grain, (though there be nothing else), may be presented.

1. The first NINE, undivided, shows its subject suspending his own affairs, and hurrying away (to help the subject of the fourth line). He will commit no error, but let him consider how far he should contribute of what is his (for the other).

2 . The second NINE, undivided, shows that it will be advantageous for its subject to maintain a firm correctness, and that action on his part will be evil. He can give increase (to his correlate) without taking from himself

3. The third SIX, divided, shows how of three men walking together, the number is diminished by one; and how one, walking, finds his friend.

4. The fourth SIX, divided, shows its subject diminishing the ailment under which he labours by making (the subject of the first line) hasten (to his help), and make him glad. There will be no error.

5. The fifth SIX, divided, shows parties adding to (the stores of) its subject ten pairs of tortoise shells, and accepting no refusal. There will be great good fortune.

p. 148

6. The topmost NINE, undivided, shows its subject giving increase to others without taking from himself. There will be no error. With firm correctness there will be good fortune. There will be advantage in every movement that shall be made. He will find ministers more than can be counted by their clans.

Footnotes

148:XLI The interpretation of this hexagram is encompassed with great difficulties. Sun is the symbol for the idea of diminishing or diminution; and what is said in Appendix I has made it to be accepted as teaching the duty of the subject to take of what is his and contribute to his ruler, or the expenses of the government under which he lives; in other words, readily and cheerfully to pay his taxes. P. Regis says, Sun seu (vectigalis causa) minuere . . . est valde utile;' and Canon McClatchie in translating Appendix I has:--'Diminishing (by taxation for instance) .... is very lucky.' Possibly, king Wăn may have seen in the figures the subject of taxation; but the symbolism of his son takes a much wider range. My own reading of the figure and Text comes near to the view of Khăng-žze, that 'every diminution and repression of what we have in excess to bring it into accordance with right and reason is comprehended under Sun.'

Let there be sincerity in doing this, and it will lead to the happiest results. It will lead to great success in great things; and if the correction, or it may be a contribution towards it, appear to be very small, yet it will be accepted;--as in the most solemn religious service. This is substantially the view of the hexagram approved by the Khang-hsî editors.

Line 1 is strong, and its correlate in 4 is weak. Its subject will wish to help the subject of 4; but will not leave anything of his own undone in (loin. so. Nor will he diminish of his own for the other without due deliberation.

Line 2 is strong, and in the central place. But it is in the place of a weak line, and its subject should maintain his position without moving to help his correlate in 5. Maintaining his own firm correctness is the best way to help him.

Paragraph 3 is to my mind full of obscurity. Kû Hsî, adopting the view in Appendix I, says that the lower trigram was originally Khien, three undivided lines, like 'three men walking together,' p. 149 and that the third line, taken away and made to be the topmost line, or the third, in what was originally Khwăn, three divided lines, was 'the putting away of one man;' and that then the change of place by 3 and 6, while they continued their proper correlation, was, one going away, and finding his friend. I cannot lay hold of any thread of reason in this.

Line 4 is weak, and in an even place; like an individual ailing and unable to perform his proper work. But the correlate in 1 is strong; and is made to hasten to its relief. The 'joy' of the line shows the desire of its subject to do his part in the work of the hexagram.

Line 5 is the seat of the ruler, who is here humble, and welcomes the assistance of his correlate, the subject of 2. He is a ruler whom all his subjects of ability will rejoice to serve in every possible way; and the result will be great good fortune.

Line 6 has been changed from a weak into a strong line from line 3; has received therefore the greatest increase, and will carry out the idea of the hexagram in the highest degree and style. But he can give increase to others without diminishing his own resources, and of course the benefit he will confer will be incalculable. Ministers will come to serve him; and not one from each clan merely, but many. Such is the substance of what is said on this last paragraph. I confess that I only discern the meaning darkly.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???