parent nodes: Cabala
Cabala e tarot
index do verbete
f.: aqui
De modo geral, as aproximações das cartas do Tarô com o que poderia ser considerado 'estudos cabalísticos', são feitas numa área muito delimitada, se levarmos em conta o conjunto dos ensinamentos da tradição judaica. No entanto, essa "fronteira" existe e é de certo modo preenchida com a aplicação do esquema da Árvore da Vida (ilustração abaixo).
Esse diagrama — composto por 10 sefirot (dez círculos, que representam dez atributos divinos) e 22 caminhos (as ligações entre os sefirot) — oferece alguns paralelos surpreendentes com o conjunto das lâminas do Tarô.
As 22 letras do alfabeto hebraico, vinculadas aos 22 caminhos da Árvore, são associadas aos 22 arcanos maiores. Daí aparecer em alguns baralhos a reprodução de uma das letras do alfabeto hebraico em cada lâmina dos arcanos maiores. Mas tratam-se de associações nem sempre coerentes entre seus diferentes autores.
Parece cabível, igualmente, estabelecer paralelos entre as 10 sefirot e a seqüência as 10 cartas numeradas dos arcanos menores.
Na Árvore da Vida estão reproduzidos quatro níveis do universo ou quatro mundos: três mundos superiores, representados pelas três tríades de sefirot, mais o quarto mundo simbolizado por Malkhut, a sefira dez.
Esses quatro mundos são, com freqüência, colocados em paralelo com os quatro naipes e às quatro figuras dos arcanos menores.
E, mais uma vez, nos encontramos frente a questões de coerência e de verdadeira correspondência de sentidos entre os componentes e figuras das diferentes linhas de linguagens simbólicas.
2
f.: aqui
Embora algumas correspondências entre letras hebraicas e cartas do tarô sejam bastante difundidas, é muito importante não esquecermos dos riscos de graves equívocos quando se coloca um sinal de igual entre símbolos que procedem de diferentes fontes tradicionais.
Para quem tem familiaridade com os símbolos hebraicos o exercício mais útil para estabelecer paralelos talvez seja, simplesmente, o de descobrir, em cada lâmina, o leque de associações possíveis com o repertório dessa tradição, sem tentar reduzir cada arcano do Tarô a uma única letra. Essa disposição de pensar simbolicamente, de modo aberto, permitirá constatações surpreendentes.
Clique no link para ver a imagem em tamanho maior:rel://files/_NIZV20U4ACQJ6N8G3QVH.jpg
outro
f.: aqui
1ª Lei: As três letras mães emanam de Kether
Os três princípios teriam que inevitavelmente de emanar do UM.
As 3 letras mães, Aleph, Men e Shin, representam os elementos ar, água e fogo respectivamente. A sua colocação teria com certeza de advir da primeira esfera Kether – a Coroa, e coincidir com os seus três únicos caminhos disponíveis.
1. ALEPH.
Valor 10 (1+2+3+4 = 10) – Elemento AR – Ocupa o lugar à direita da árvore, e interliga entre a esfera 1 à 2 Chokmah – Sabedoria. É o primeiro número e corresponde a “O Mágico”. Significa a energia que dá “o começo” de tudo para o ser humano. É recto e orgulhoso, é masculino (Yang), solitário e autónomo. O número 1 é forte, autoritário e tem autoconfiança... É o símbolo da individualidade. É o início em que nada ainda está concretizado mas que dispõe de todos os elementos para começar a Obra. O ponto de partida. O símbolo do Deus Criador.
↓ Em sentido descendente une a esfera 1 à 2; o poder total manifesta-se ao homem em forma de Sabedoria que tudo organiza com harmonia mas a nível subliminar, ou seja sem que disso haja consciência. O homem recebe esta dádiva gratuita vindo do alto, mas ignora a sua origem.
↑ No sentido ascendente unindo a esfera 2 à 1, ele sabe que apenas poderá alcançar o Uno e a sua própria inclusão em tamanha magnitude se alcançar a Sabedoria que sustenta e move todo o universo que conhece e desconhece.
13. MEM.
Valor 400 – Elemento Água – Ocupa o lugar à esquerda da árvore, e interliga a esfera 1 à 3 Binah (Compreensão) e corresponde ao arcano maior “A Morte".
"A Morte", ou seja, o fim seguido do renascimento, da transformação e da evolução. É a transformação da lagarta em borboleta, a passagem do fim para a renovação. Em determinado momento, aquilo que parece terminado modifica-se e ganha novo brilho, nova forma ou uma cor diferente. O número 13 está sempre pronto para recomeçar a vida, pois tem grande poder de regeneração e os obstáculos servem-lhe de estímulo. É uma pessoa apaixonada, que gosta de mudar sempre e tem sexualidade marcante. No entanto, o 13 também é o número da instabilidade (ligado a um recomeço). Aqueles regidos pelo número 13 não devem ter medo de utilizar sua ambição (que nem sempre é abertamente admitida) para que consigam evoluir e renascer. É ao mesmo tempo um número concreto e um número mutável secundário e tem como palavras-chave o trabalho, o esforço, o mundo material e a maturidade, embora também esteja ligado ao conceito do fim e da perdas materiais, que só são encarados sob uma óptica positiva por aqueles que sabem como expandir seus horizontes e abandonar o passado. Dessa forma, é sinónimo de um novo estado, de criatividade e de abertura espiritual, mas deve-se ter cuidado quanto ao campo profissional, uma vez que este exige uma certa continuidade e permanência.
↓ No sentido descendente de 1 para 3, o indivíduo recebe uma dádiva de discernimento, que lhe dá uma visão superior dos factos colocando-o em sintonia com a ordem evolutiva e construtiva a que se destina a criação, o que o fará abandonar muitas vezes conceitos egoístas, transformando-os em desejos altruístas e filantrópicos.
↑ No sentido ascendente existe um impulso de abandono, de desistência de tudo o que o possa agarrar à materialidade e a uma vida em que se encontrou puras ilusões.
21. SHIN.
Valor 300 – Elemento Fogo – Situa-se no caminho central e faz a ponte entre a esfera 1 e a esfera 6 – Thiphared – Beleza, e corresponde ao arcano “O Louco”.
"O Louco". Augúrios de sucesso e protecção. É um Número Secundário muito criativo e muito positivo, e que traz harmonia e o sucesso que todos merecemos. Uma vitória como resultado de esforços passados, progressão positiva. É sinónimo de sorte, protecção e expressão bem sucedida. Cheios de ambição, os seres humanos influenciados por essa vibração estão sempre à procura de um nível mais elevado de consciência. Há também uma sensação de vazio interior. Este número também está relacionado à energia feminina que está presente em qualquer pessoa. A vibração do número 21 também pode corresponder a um nascimento, a um trabalho ou a um processo relacionado ou não à arte. Essas pessoas também costumam ter muitos amigos e colaboradores.
↓ No sentido descendente 1 – 6 – Irradiando da energia suprema que a tudo anima e ilumina e o individuo recebe essa luz que lhe ilumina a consciência possibilitando-o assim de que se reconheça como ser uno e indivisível, criado à imagem e semelhança do seu Criador; depois de se receber a Coroa será necessário ter a consciência da Beleza do nosso verdadeiro Eu que só será completa após a implantação de uma ordem superior.
↑ No sentido ascendente 6 – 1, a consciência do indivíduo apercebe-se que terá que se incluir num universo mais vasto de que ele se apercebe fazer parte. Existe aqui um reconhecimento interior que o que se implantou e obteve êxito foi graças à adopção de leis universais superiores, e que toda a luz e potencial vêm da Coroa, a mais elevada das esferas.
Como se verifica no esquema, conseguimos uma distribuição harmoniosa, estética e racionalmente equilibrada dos três principais “raios” emanados da altíssima coroa.
2ª Lei: O caminho de cada letra dupla sai da esfera
que representa a energia do planeta respectivo
Os três princípios teriam que inevitavelmente de emanar do UM.
Vejamos agora como se distribuem os caminhos das 7 letras duplas que representam os 7 planetas principais. Naturalmente que se distribuem à volta do centro da árvore Thiphared, esfera 6, que corresponde ao Sol: à semelhança do nosso sistema solar, os diversos planetas gravitam à volta do Sol. Observa-se uma excepção para Saturno que se compreende por este planeta fazer a transição do pessoal para o transpessoal.
2. BETH
Valor 2 – Saturno – É o primeiro caminho horizontal que liga a esfera 3 Saturno à 2 Urano. Sendo o mais distante dos sete planetas, faz todo o sentido este posicionamento. Ele é o senhor do tempo, o que delimita as fronteiras, daquilo que consideramos ser uma realidade concreta, definível e que se pode experimentar. O mundo e a criação começam com a dualidade. Antes da dualidade deste mundo apenas existia a unidade de Aleph (valor 1).
Após o período de afirmação da dádiva das três primeiros elementares “A Papisa” – tenta manter a união, procura colaboração ou amizade. O 2 é o complemento do 1, forma um casal, uma dualidade formando um ângulo recto. Expressa interioridade, imaginação e o poder de reprodução e o desejo de criar. É também um pouco incerto. É o símbolo do relacionamento, da associação, é feminino (Yin), o segundo pólo, um receptor mais do que um emissor. Indica um trabalho silencioso mas eficaz.
↓ Em sentido descendente unindo a esfera 2 à 3 expressa um desejo de expansão de dar fruto ou testemunho eficaz;
↑ No sentido ascendente (3 -2) um impulso de ir ao encontro da energia criadora e ser fecundado do alto com essa mesma energia
3. GUIMEL
Valor 3 - Júpiter – É o caminho oblíquo situado do lado direito do centro da árvore estabelecendo a ligação entre a Misericórdia (esfera 4) e a Beleza (esfera 6).
Após o período de união (1+2=3), agora o 3 – “A Imperatriz” – é a expressão do relacionamento entre 1 e 2, ou seja, criação, crianças, o fruto da união. É a busca de unidade, equilíbrio na criatividade, exteriorização, expressão da alegria de viver. É o símbolo da trilogia que existe em todas as civilizações (O Pai, O Filho e o Espírito Santo; Osíris, Ísis e Horus; Passado, Presente e Futuro; Nascimento, Vida e Morte).
↓ O caminho descendente unindo a esfera 4 à 6 indica que a pessoa recebe na sua consciência o sentido de um amor universal que o impele a produzir doces frutos em seus pensamentos e desejos através da unidade com a força suprema, e que deverá estar em sintonia com essa mesma força, utilizando-a para seu benefício e da natureza na sua totalidade, em que se inclui o seu semelhante.
↑ No caminho inverso ascendendo da 6 para a 4, ele eleva-se como parte integrante da natureza divina e por isso actua com Misericórdia em unicidade com os desígnios dessa mesma filiação.
4. DALETH
Valor 4 – Marte - Une a esfera 5 (Justiça) à 6 (Beleza).
“O Imperador”: Alude à concretização do abstracto no sólido. É mais a criação da vontade do que a dos sentimentos. O império, a dominação, o governo, o poder, o êxito, a hegemonia, a supremacia da inteligência na ordem temporal e material. A “Pedra Cúbica”, representa o governo, a protecção, o trabalho construtivo e inteligente, a solidez, o conselho, a autoridade, a tradição ou, no sentido desfavorável, a oposição tenaz, o preconceito hostil, a tirania, o absolutismo. É a imagem do Pai que pode tornar-se o primeiro rival. Alude à formação primitiva do Super Eu, “Self”, ou consciência moral. No plano psicológico convida-nos a tomar posse de nós mesmos, a ordenar tudo no sentido da vontade de poder. Simboliza a função psíquica percepção. Características marcianas. A afirmação do poder em obras realizadas, o chamamento à sensatez. Riqueza e domínio. Pessoa protectora, que apoia. O pai, o patrão, o amo.
↓ No sentido descendente do 5 para o 6 indica que a vontade que implementou a ordem e a disciplina no nosso Eu verdadeiro está em sintonia com a Lei Universal.
↑ No sentido ascendente ou seja no sentido de 6 para 5 indica que o nosso conceito superior de Beleza se encaminha para a concretização de algo que será frutuoso.
11. KAPH
Valor 20 - Sol – É o caminho que liga a 6ª (Beleza) à 9ª esfera também chamada “ O Fundamento”.
“A Força” Simboliza a aptidão para administrar e educar a si mesmo, através da inspiração, da meditação e, acima de tudo, colocar seus impulsos intuitivos em prática. Este número é um convite para livrar-se de tudo o que é supérfluo. Dogmático e contraditório em sua vida a fim de entrar em contacto directo com aquilo que é realmente essencial (e vivido). É a melhor maneira de assimilar um assunto (entendê-lo e senti-lo). Autodidacta, o regido pelo número 11 não é só uma pessoa intuitiva, mas também é dotada de uma inteligência acima da média e de idealismo e humanismo. É do tipo que gosta de falar sobre suas ideias e de beneficiar os outros com sua intuição, que costuma ser muito útil. Deve-se ouvir com atenção ao que as pessoas regidas pelo número 11 têm a dizer. Esse número é tanto masculino (número um duplo) quanto feminino (a soma 1+1 resulta em 2) e portanto é muito intenso e exala um poderoso charme magnético. Costuma ser um número positivo, sinónimo de sucesso e reconhecimento, mas é mais favorável para a evolução espiritual do que no campo material ou financeiro, embora também possa trazer excelentes ideias nessas áreas. No simbolismo das cartas do Tarot, este número representa a força intelectual e moral que se sobrepõe à força bruta (que costuma ser hipócrita e desrespeitosa). Indica ainda inteligência e força interior aliadas à inspiração e a altos valores morais. Incita a agir sozinho, ser forte e ter a mente elevada. Quando mal utilizadas, as fortes vibrações emanadas do número 11 transformam-se em nervosismo, intolerância, sede de popularidade e poder, desejo de manipular as outras pessoas psicologicamente e arrogância paranóica
6 ↓ 9 representa a fonte ou foco da luz interior que vai iluminar toda a consciência com verdade e sem as distorções e zonas de sombra que normalmente se manifestam em Yesod.
9 ↑ 6 a pessoa toma conhecimento de que tudo do que ela se apercebe, representa apenas uma pequena parte de uma realidade que está oculta à sua consciência, e que as suas cognições nunca são perfeitas e imparciais dado que no processo se misturam heranças apreendidas pelo ego.
17. PEH
Valor 80 -Vénus – Liga a esfera 6 (Beleza) à esfera 7 (Vitória)
"A Estrela". É um número que também simboliza a esperança, a harmonia e a protecção (quase divina) para quaisquer dificuldades que você precise enfrentar. Simboliza o indivíduo (1) que toma consciência das possibilidades de sua mente emocional (7) na construção de um mundo pessoal próspero e altruísta (8). Relacionado à sorte e ao idealismo, o 17 promete resultados como satisfação geral, bem-estar espiritual e elevação da alma. Imaginação, inspiração, sinceridade, generosidade e optimismo, tudo isso aliado à sensação de às vezes estar sendo guiado. Novas e agradáveis criações que podem estar aliadas a uma busca incessante. Pode estar relacionado a um talento. As finanças são favorecidas. Magnetismo, beleza. Aqueles influenciados pela vibração do número 17 são muito idealistas e tendem à ingenuidade e a deixarem-se levar por ilusões.
6 ↓ 7 A luz e o reconhecimento dos propósitos evolutivos do ser humano são projectados para a parte emocional do indivíduo que por sua vez desenvolve um sentimento altamente positivo.
7 ↑ 6 Uma emoção ou sentimento fazem o indivíduo reflectir se o facto percepcionado contribuirá para um propósito egoísta ou altruísta
20. RESH
Valor 200 – Mercúrio – A ponte entre a esfera 6 e a 8 (Glória e Esplendor)
"O Juízo" - Momento decisivo, mudanças. Este número refere-se a surpresas, lembranças, melhora no plano material que pode se seguir de um período de dificuldades. É o número do despertar e da renovação do indivíduo por meio da inspiração e da consciencialização. Intuição e boas ideias permitem que encontre repentinamente a solução de seus problemas e consiga seguir em frente. O número 20 simboliza liberdade, alívio e entusiasmo. É também um bom número secundário que recompensa os esforços dos que são influenciados pelas suas vibrações ajudando-os. É preciso ter perseverança para vencer os obstáculos e livrar-se de qualquer impedimento. Reviravoltas surpreendentes são uma constante na vida daqueles influenciados pela vibração do número 20. Com essa vibração, será melhor se você mantiver a cabeça no lugar pois muitas vezes é preciso tomar decisões repentinas.
↓ No sentido descendente a lógica e o raciocínio são exaltados. Surgem ideias inovadoras e novos métodos práticos. A linguagem a escrita e a comunicação tornam-se fluentes.
↑ No sentido ascendente 8/6 há predominância de raciocínios e lógicas complicadas, talvez demasiado elaborados, que poderão estar certas ou erradas
22. TAV
valor 400 - Lua – A ultima das pontes astrais ligando Yesod (9 – O Fundamento) a Malkuth (10 – O Reino)
“O Mundo”: Número mestre. Grandes realizações no plano material. Número que simboliza a excelência, o conhecimento, a sabedoria, o altruísmo a liberdade de pensamento e acima de tudo a genialidade criativa relacionada à construção, à invenção, grande organização ou grandes conquistas. É o tipo de inteligência inspirada expressa pela criação na matéria. É também o número do poder, do despertar e do idealismo colocado ao serviço da humanidade. Grande necessidade de liberdade, de autonomia e de originalidade. O problema é que pode ser um pouco difícil viver assim. Combina com o número 4. De um modo geral, é uma vibração poderosa, favorável à resolução de problemas de ordem prática e à realização de objectivos ambiciosos. Caso seja mal canalizada, essa vibração poderosa pode implicar instabilidade, falta de objectividade, desequilíbrio psicológico (nervosismo, extravagância, egoísmo e, às vezes, megalomania, extremismo e inteligência destrutiva). Costuma estar relacionado também à pressa, à imprudência e à fuga da realidade ou da vida social. Deve-se tomar cuidado com a vibração do número 22, pois impulsividade e descuido não são bem-vindos. Precisa ter o conhecimento que nele habita o “Self”, para deixar de lado a Sombra que o Ego inconscientemente projecta para o exterior.
9 ↓ 10 o que é implementado ou realizado na vida prática obedece a uma ordem superior e dará necessariamente bons frutos normalmente a longo prazo. No aspecto mundano poderá pensar-se que esses efeitos não se manifestam no imediato, sentindo-se no entanto uma satisfação interior pelo dever cumprido, quando a acção é executada.
10 ↑ 9, o observador toma consciência de que a óptica ou perspectiva com que ele toma consciência dos factos vindos do exterior ou do seu próprio corpo – apetites e sensações – interfere na observação, e influencia o seu fundamento. Requer-se uma melhor análise dos factos observados pois poderão estar distorcidos.
3ª Lei: Cada letra simples emana do Sephirot que representa o seu planeta regente
5. HE
Carneiro (Planeta regente Marte). Interliga as esferas 5 e 8
“O Papa” – É o Hierofante que explica aos homens o sentido da mensagem divina, o pensamento que articula as mensagens do inconsciente. É poderoso, intelectual e religioso: o complemento espiritual do Imperador. Como complemento da “Papisa” representa o “Animus”, o poder espiritual masculino. Ensina explica e sabe. É a fonte da fé ensinada através dos argumentos da teologia, o pensamento aplicado a recolher a ordem misteriosa do universo. O dever a moralidade e a consciência. Indica uma situação em que deve aplicar-se a reflexão, o pensamento o estudo e o conselho. Pode indicar um conselheiro, ou um homem sábio e agarrado a princípios, que eventualmente poderá ser também dogmático.
5 ↓ 8 – A Justiça divina que corrige e abençoa implanta-se na mente lógica e racional do homem; mais tarde ou mais cedo esta força energética manifestar-se-à em obra feita. Estes poderosos influxos oriundos duma vontade justa que pretende restabelecer um equilíbrio, accionam mecanismos psicológicos e mentais que impulsionam para que se obtenham resultados visíveis e concretos.
8 ↑ 5 – Planos lógicos elaborados racionalmente, procuram o apoio da força da vontade, para que ao mesmo tempo se avaliem a sua utilidade, equilíbrio e exequibilidade. A duvida metódica e a procura de certezas e respostas que contemplem uma Lei superior
6. VAV
Touro. (Planeta regente Vénus) - Liga a esfera 7 à 10
“O Enamorado” – O número 3 multiplicado por 2 indica a atracção múltipla que polariza, dispersando depois toda a fecundidade. O Y pitagórico. Existe uma ambivalência entre o que está certo e o que está errado, mas na maior parte dos casos é o desejo que resolve a situação, afastando todos os escrúpulos. O protótipo da tentação. A imagem oferece profundos ensinamentos acerca da mente (psique) e do poder do amor e do desejo (Eros). È o momento de escolha entre vício e virtude, entre a mãe e amada. É necessário escolher, o que provoca uma tensão que pode trazer uma excelente oportunidade de progresso. Duas alternativas importantes e que se excluem reciprocamente. A superação do complexo de Édipo, a separação da personalidade das suas próprias origens o que implica o risco da aventura e do desconhecido. Indica sempre escolha, afinidade, atracção, amor e conflito. A escolha deve ser feita com perfeita consciência do fenómeno a que Jung chamava “projecção”, para dar certo. O Eu afectivo diante do qual se vêm colocar e resolver todas as nossas escolhas. Pode fazer alusão a um casal, afecto, amizade ou casamento.
7 ↓ 10 – Um sentimento que dá origem a um desejo de concretizar uma obra que dará grande satisfação, sem necessidade de ser interiorizado. Algo de intuitivo e congénito.
10 ↑ 7 – Uma sensação dá origem a um sentimento passional. Uma atracção física provoca a procura de algo novo. Uma procura de plenitude amigável ou amorosa, em oposição a outro sentimento sedimentado, mas que já não satisfaz plenamente.
7. ZAYN
Gémeos. O caminho entre as esferas 8 e 9.
“O Carro” – Triunfo: domínio, mediante um controlo harmonioso, do espiritual sobre o material. Revela que o oráculo de Delfos “Conhece-te a ti mesmo” foi adoptado. Domínio da ambivalência do arcano anterior. As oposições foram dominadas e as tendências contrárias foram unificadas pelo esforço da vontade. Trata-se aqui do domínio da acção pessoal, situada no espaço e no tempo. A fatalidade foi ultrapassada; você escolheu, assumiu e é o senhor vitorioso que avança. Mas não se esqueça de que, se desviar do Papa (5), corre o risco de ir parar à Roda da Fortuna (10) da qual as rodas vistas de perfil neste arcano podem ser um presságio. De qualquer forma indica uma marcha decidida para o futuro com energia, decisão e empenho. Forma-se a máscara ou “persona” pela qual o “eu” enfrenta o mundo e as exigências à sua volta. Umas vezes indica um ajuste quase perfeito dessa máscara, outras a máscara esconde totalmente as aspirações interiores. Os valores são sólidos e robustos.
8 ↓ 9 – Um paradigma – forma de pensar ou raciocínio elaborado – já adquirido, provoca uma visualização interior, que produz no indivíduo um grande impulso para a realização dessa mesma imagem. Poder-se à dizer que o que se interiorizou acabará por se realizar.
9 ↑ 8 – As imagens projectadas em Yesod são enviadas de imediato para análise lógica e racional de acordo com a ordem de valores do indivíduo, resultando num atraso na tomada de decisão. A decisão tomada, no entanto, resultará em algo que dará satisfação.
8. CHET
Caranguejo. (Planeta regente Lua) - O caminho entre as esferas 7 e 9.
“A Justiça” – Um novo equilíbrio: o 4 multiplicado por 2, número da polaridade, implica dois pólos materiais, forças de oposição que exigem transformação e possibilidades de equilíbrio por intervenção de forças superiores. O 8 lembra uma serpente e quando deitado remete-nos ao infinito e à sanção divina. A nossa consciência no seu sentido mais elevado. Para aqueles que usarem mal os seus poderes, só existe o poder da espada e da condenação. A balança mantém o equilíbrio entre o Papa (5) e a Força (11), esse equilíbrio rigoroso é a lei da organização do caos no nosso mundo exterior e interior. A harmonia do intelecto e do sentimento. Alusão à legalidade, pactos, acordos, formalidades. A Justiça: pleitos, juízos. As instituições. Recompensa ou castigo.
7 ↓ 9 – Um sentimento agradável reflecte-se na pessoa, influenciando-o para que faça uma escolha que terá de ser feita e que vai de encontro à concretização de um desejo.
9 ↑ 7 – As imagens e ideias formadas em Yesod são de imediato sujeitas à classificação de agradáveis ou desagradáveis, contribuindo assim para uma permanência ou rejeição dessas imagens ou ideias. A intuição sobrepõe-se à razão.
9. THET
Leão. Planeta regente Sol - Ponte entre as esferas 3 e 6.
“O Eremita” – Culminação de um ciclo que remete para a interiorização e para a verdade oculta sempre presente. Psiquismo e mistério. O número 9 decompõe-se de duas formas: 3 multiplicado por 3 ou 3+3+3. É a expressão harmoniosa do ternário, o número perfeito do conhecimento que simboliza a iniciação e o hermetismo. Depois da Justiça vem a prudência. Indica isolamento, retiro, meditação. Assinala o sábio prudente, o homem que tem aprendido da sua própria existência e que encontra no tempo uma resposta eficaz. Como já não se encontra satisfação nas convenções e triunfos mundanos a introspecção indica um processo de amadurecimento. Existe uma tendência para a solidão e para o silêncio. Discrição e extrema prudência. Os detalhes devem ser suficientemente estudados antes de passar à acção. Perde-se tempo mas a solução dá um resultado definitivo e que permanece, e não um logro provisório. Retiro e afastamento. Pode referir-se a uma pessoa solitária, meditativa e retirada do mundo activo.
3 ↓ 6 - As leis da natureza são compreendidas e reflectidas, iluminando a consciência oferendo uma maravilhosa dimensão da verdadeira beleza e harmonia, causando uma indescritível sintonia com as esferas superiores.
6 ↑ 3 - A consciência da unidade interior conduz à compreensão por analogia com as leis da natureza.
10 YOD
Virgem. Planeta regente Mercúrio – Une a esfera 8 à 10
"A Roda da Fortuna", ou seja, um recomeço. Simboliza os ciclos, a periodicidade, as leis de causa e efeito, a possibilidade de obter certo controlo sobre os acontecimentos futuros através de uma análise do passado e do presente (noutras palavras, conhecer as causas para poder determinar os efeitos). É o número da mudança, com todas as suas incertezas e oportunidades de sucesso. Possibilidade de evolução e de aperfeiçoamento de si mesmo através de experiências passadas, uma espécie de renascimento através da compreensão. Previsão de renovação do dia-a-dia, novos horizontes. No entanto, as aquisições nem sempre são definitivas. Bem administrado, torna-se o número da sorte, da razão e do dinamismo, bem como de um certo favoritismo. Simboliza também o progresso juntamente com o sucesso material, que provavelmente virá após uma mudança de curso e de superado algum obstáculo.
8 ↓ 10 – Um paradigma, ideia ou procedimento fortemente implantado na mente, dá resposta imediata, produzindo uma acção que irá modificar o estado das coisas ou da situação.
10 ↑ 8 - Um estímulo ou acontecimento desencadeia uma torrente de ideias que irão impressionar a mente, modificando muitas vezes processos mentais já estabelecidos.
12. LAMED
Balança. Planeta regente Vénus Caminho que une a esfera 7 à 8.
"O Enforcado" - As escolhas, os sacrifícios voluntários rumo ao progresso. Você evoluirá se for capaz de aceitar o desafio dos testes pelos quais precisa passar, superando restrições e obrigações indesejáveis. Pode ser o caso de deixar de lado o bem-estar material, a imagem social ou até de abandonar uma certa arrogância intelectual e optar pela sabedoria. Essa escolha, essa reviravolta, permitirá que você adopte uma postura mais humilde, mas ao mesmo tempo mais global e justa, capaz de trazer mudanças positivas e crescimento pessoal. Às vezes, está relacionada a situações de instabilidade e limitações, ou a um sentimento de descrença total e a um ambiente constituído de interligações capazes de limitar a liberdade dos regidos pelo número 12. Os regidos por esse número também devem se responsabilizar por seus próprios actos e dar bastante atenção ao que lhe diz sua intuição (1) e aos conselhos dos amigos (2) a fim de encontrar o caminho certo, melhor e mais criativo.
7 ↓ 8 – O desejo de obter um sentimento agradável, influencia a mente de modo a que o raciocínio preveja um desfecho feliz. Falta aqui o cuidado de analisar os pós e os contras daquilo que se deseja conseguir. o coração sobrepõe-se à razão. Normalmente os resultados aparecem a longo prazo.
8 ↑ 7 - Sucede o contrário do ponto anterior: a razão impõe-se aos sentimentos e ao desejo do agradável, o que obrigará a uma contenção e a um sacrifício.
14. NUN
Escorpião. Planeta regente Marte - O Caminho que interliga a esfera 4 à 5.
"A Temperança" – Necessidade de moderação e adaptação frente a mudanças. É questão de procurar dosear com moderação os impulsos, as paixões, o desejo de liberdade, as ambições e a compulsão. Simbolicamente, é o indivíduo (1) frente a contingências materiais (4) que precisa aprender a administrar melhor a sua vida e a usar o livre arbítrio com sabedoria (lição aprendida com o número 5) a fim de evoluir. O 14 incita a fazer suas próprias experiências e prover seu próprio aprendizado (com inteligência e moderação) ao invés de simplesmente aceitar as ideias alheias. Os aspectos negativos do número 14 são as dificuldades materiais ou limitações financeiras e as dificuldades em assumir compromissos devido à impaciência, à mudança constante de actividades e à dispersão. Os regidos pelo 14 encontrarão o equilíbrio na moderação, na flexibilidade e num modo mais sereno de vida. Isso os tornará mais sábios, inspirados e sedutores, enfim, pessoas mais agradáveis. O 14 também pode proporcionar maior aptidão para vender, discutir ou seduzir.
4 ↓ 5 – O sentimento e o impulso natural de criar ordem e harmonia, juntam-se à vontade de realização.
5 ↑ 4 – A Vontade de agir procura motivos de ordem superior que justifiquem o início de uma acção que deve ser ajustada ao benefício de todos os intervenientes. A vontade de movimento dirige-se para uma harmonização e equilíbrio universais.
15. SAMECH –
Sagitário. Planeta regente Júpiter - Interliga as esferas 2 e 4.
"O Diabo", trazendo paixão, orgulho e magnetismo pessoal, geralmente associado a sucesso material. O 15 tem energia e consegue exercer uma certa influência sobre as outras pessoas, mas ainda precisa aprender a controlar suas próprias escolhas (tentação). Seria bom para os regidos por esse número cultivar valores morais mais elevados. Há também uma certa tendência a aventuras, impulsividade, desejos físicos (estética, sensualidade e sexualidade) ou bens materiais (atributos do sucesso social). O 15 precisa aprender a domar seus impulsos pelos prazeres ditos fáceis atribuindo-lhes a importância que lhes é devida, nem mais, nem menos. Essa capacidade o tornará responsável, capacitando-o a espalhar a harmonia, experimentar a felicidade no campo afectivo e encontrar segurança material e progresso (1+5 = 6). Caso contrário haverá uma busca incessante por satisfação material ou dominação, infelicidade no amor, masoquismo e ilusões (o 15 também pode ser dominado, embora não o admita). Tome cuidado com as armadilhas da fascinação carnal ou do extremismo. Este número sugere que fazer amor com amor gera mais amor ainda.
2 ↓ 4 - Uma inspiração impulsiona o indivíduo à procura de uma força complementar que lhe permita estabelecer um equilíbrio para que possa sentir uma sensação amorosa por todas as coisas.
4 ↑ 2 - Uma necessidade de bem-estar interior impulsiona a vontade de uma procura de Sabedoria e das Leis Universais em esferas mais elevadas, e não apenas nos prazeres egoístas que muitas vezes se lhe deparam como opção de escolha.
16. AYIN –
Capricórnio – Planeta regente Saturno - A ponte entre as esferas 3 e 5.
"A Torre" - O colapso devido à vaidade excessiva. Este é o número da reflexão! Decepções e reviravoltas no seu caminho que, se for possível, devem ser superadas. É uma vibração um tanto quanto negativa para pessoas arrogantes e dogmáticas. A falta de humildade e de percepção (bom senso) serão sancionadas sob a influência dessa vibração mais cedo ou mais tarde, a menos que a mentalidade seja mudada. Simboliza o indivíduo (1) que se deixa levar pela armadilha dos sentidos (6) (materialismo e egoísmo) e que precisa aprender a aguardar e a mudar de vida através da mudança de sua mente tomando consciência daquilo que realmente tem valor na vida. É o tipo de pessoa que tem verdadeiras qualidades, mas que simplesmente não sabe utilizá-las! Pode haver também um complexo de inferioridade velada e relacionado com a hierarquia social. Assim, essa pessoa fará de tudo para mudar essa impressão e pode chegar até mesmo ao ponto de perder qualquer escrúpulo e ficar cheio de si (às vezes, o 16 se dispõe a fazer qualquer coisa para melhorar de vida), atitude que pode acabar fazendo com que esse indivíduo tenha que pagar por suas falhas, arcar com dificuldades, falência, divórcio ou acidente. Se agir assim, o indivíduo influenciado pela vibração do número 16 precisará começar tudo de novo e mudar sua mentalidade. O 16 é o símbolo da destruição da Torre de Babel, significando que qualquer evolução material implica mais respeito pelas leis universais e pelos valores morais e espirituais. Cuidado com surpresas desagradáveis relacionadas ao sucesso material ou social. Se esse for o seu caso, saiba que esses aspectos negativos surgem em sua vida para orientá-lo rumo a um caminho mais sábio e harmonioso. Em geral, esse número não é favorável para empresas ou negócios, a menos que se consiga restaurar a harmonia através de boas acções no campo moral.
3 ↓ 5 – A Compreensão de que tudo se interliga e completa à saída desta esfera cria uma força que se põe em movimento, e que se destina a difundir uma inteligência superior criadora.
5 ↑ 3 – Aqui existe a percepção de que a vontade de agir advém da necessidade de produzir ordem e harmonia, e de que se o indivíduo nada tem feito neste sentido, para consigo, os outros e o mundo, um acontecimento súbito e imprevisível, irá mudar as rotinas estabelecidas.
18. TZADI –
Aquário – Planeta regente Urano – A ponte que une a esfera 2 à 6.
"A Lua" – Pouca visibilidade, ilusões e possíveis armadilhas. A lua representa os aspectos ocultos, as áreas de sombra. Associada à imagem materna, ao poder da mulher, a lua também simboliza a gestação, o crescimento interior, as emoções, a receptividade, todas as formas de intuição mas possivelmente aliadas à passividade e aos temores. Este é o caminho interior. A lua também está relacionada ao símbolo da água estagnada, pode parecer calma mas talvez esconda algumas surpresas, boas ou ruins. A vibração do 18 exige que se vá alem das aparências, supere incertezas e atravesse as áreas sombrias com o auxílio da intuição e da prudência. Este número também está relacionado a flutuações e a mudanças (viagens, mudanças de endereço ou na vida diária). Tem muito magnetismo, mas também tende a fazer julgamentos erróneos devido a ilusões (áreas de sombra) e a uma percepção equivocada da situação. Possíveis consequências: atrasos, emotividade, desilusões amorosas, mentiras e miragens materialistas. Bem aproveitada, essa vibração pode ser sinónimo de sensibilidade, boas vindas, ligação com a família, ambiente agradável no lar e tolerância. Às vezes, pode ser sinal de popularidade ou de numerosos clientes. O número 18 simboliza o indivíduo (1) frente ao poder material (8) e a sentimentos reprimidos (8) que precisa aprender a expressar, além de ser mais generoso e de tomar cuidado com as ilusões derivadas do sucesso financeiro ou social, a fim de evoluir (1+8 = 9).
2 ↓ 6 – Os lampejos ou “insights” de Sabedoria que emanam para a consciência humana, donde toda a beleza é interiorizada, dão-lhe a possibilidade de poder distinguir entre uma perspectiva terrena e temporal e um propósito celeste e eterno.
6 ↑ 2 – A consciência reconhece que a sua existência o deverá conduzir para uma Sabedoria celeste e eterna, e que a sua liberdade reside em aplicar este princípio durante sua vida terrena, não obstante todas as trevas e sombras, medos e temores que irá sentindo ao longo da existência.
19. KUF -
Peixes - Planeta regente Júpiter - Liga a esfera 4 à 7.
"O Sol" - Brilho e energia. É um excelente número secundário, sinónimo de calor humano, serenidade, bem-estar, sucesso, amor, felicidade e sorte. A vibração do número 19 traz consigo o sucesso individual, a felicidade e o sucesso no plano material, caso consiga superar os obstáculos (dificuldades, más escolhas) e aceitar e corrigir seus erros. Os méritos são reconhecidos com essa vibração. Pode estar relacionado também a algum tipo de manifestação artística. As amizades são favorecidas e também há a possibilidade de encontrar um grande amor. Este sucesso e essa felicidade ajudarão no processo de evolução (1+9 = 10). No entanto, é preciso gastar muita energia e fazer uso de sua autonomia (1) com uma visão global e uma percepção altruísta das coisas (9). Brilhe, não tente manter tudo para si mesmo. Cuidado com a possível tendência a ser uma pessoa dominadora e intolerante (aspecto negativo da vibração do número 1).
4 ↓ 7 – Um sentimento de amor e harmonia universais conduz ao desejo de particularizar esse sentimento para maior facilidade de concretização, ao mesmo tempo que a procura do seu complemento amoroso, conduz a uma saudável troca de energias de que resultará uma sinergia que o impulsionará a novas descobertas.
7 ↓ 4 – Um amor ou paixão particularizada, dirige o individuo à descoberta de um amor mais generalizado e que existe em toda a natureza, gerando um amor por tudo e todas, tornando o individuo muito mais eficiente para consigo mesmo para com os outros e para com o mundo.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???