parent nodes: Fichas em ordem cronológica | Fichas por assunto | Fichas por ordem alfabética
Educatina. Curso de economia
vb. criado em 19/08/2014, 22h41m.
index do verbete
o que é economia
O homem sempre precisou satisfazer suas necessidades a partir de recursos escassos (isto é, limitados). Teve de fazê-lo racionamente, isto é, dosando o uso dos recursos, ou seja, economizando.
1º uso da palavra economia: xenofonte, 362 a. C., tratado "O econômico".
Etimologia: oiko, a casa, nomos, administrador. Administrador da casa.
Conceito: ciência social (porque estuda o comportamento humano), estuda como os indivíduos usam, Administram e manejam (como produzem, exploram ou adquirem) os recursos (bens e serviços, de caráter escassos) para satisfazer suas necessidades (que são ilimitadas).
conceito de escassez
é a relação entre as necessidades humanas (ilimitadas) e os recursos disponíveis (limitados), entre os quais estão os recursos naturais como água, terra, minerais.
Preenchidas suas necessidades elementares o homem cria novas necessidades.
Todas as perguntas da economia decorrem de se querer mais do que se tem. Mas o que se pode ter é limitado por três fatores, tempo, receita e preços.
As escolhas que fazemos dependem dos incentivos (uma recompensa que motiva a uma ação). Descontos, medo de falência.
A economia estuda as escolhas que as pessoas fazem para enfrentar a escassez, e os incentivos que os influenciam.
economia como ciência
As ciências se classificam (conforme Mário Augusto Bunge, 1960): a) ciências formais (estudam idéias, por exemplo matemáticas e lógica) e b) ciências fáticas (estudam fatos, e se dividem em b1. naturais (estudam os processos, mudanças e transformações da matéria) e b2. sociais (estudam o homem e suas interações, por exemplo economia, geografia, história)).
As formais tem como objeto de estudo referentes conceituais (números, por exemplo); como método de análise, a lógica; como campo de ação, demonstrar e comprovar axiomas.
As fáticas tem como objeto de estudo as coisas, objetos, processos e fatos (árvore, televisor, fabricação de chocolate, o porque dos preços, por exemplo); como método de análise, a lógica mais a observção; como campo de ação, verificar hipóteses.
A economia é social porque estuda o comportamento humano, as atividades humanas, e as instituições sociais.
Seu método de análise se baseia na observação, formulação de hipóteses, e comprovação dessas hipóteses (estabelecendo leis ou normas).
fatores de produção
Fatores que permitem transformar um bem em outro, são fatores de produção.
Bens aptos a consumo direto são de primeira ordem (laranja).
Se o bem precisa de uma transformações para ficar apto ao consumo, é de segunda ordem.
Se precisa de duas ou mais transformações, é de terceira ordem.
A produção consiste em realizar os passos necessários para transformar os bens tornando-os aptos ao consumo.
Parte-se sempre dos fatores originários de produção, que são os não criados pelo homem, que são a terra (os recursos naturais) e o trabalho (???).
Acrescemtam-se os fatores não originários, o capital e as habilidades empresariais (talento humano formal).
A terra (T) (incluindo a água) produz renda.
O trabalho (W) é esforço físico e mental mais o tempo que dedica uma pessoa para produzir bens e serviços, em troca de salário.
O capital (K): edifícios, máquinas, bônus, ações, dinheiro (estes 3 são capital financeiro). O capital rende interés (Juros?)
Habilidades empresariais (HE) talento humano que é capaz de organizar os outros fatores para produzir bens e serviços (que, como, para quem e onde produzir). As HE retribuem utilidades.
meios de produção
Marx: instrumentos, materiais e serviços que interferem no processo produtivo, e também as coisas com que o homem atua sobre as matérias brutas (leite, madeira, pedra, trigo) e primas (matérias brutas que sofreram uma transformação pelo homem, pão, carne).
Os objetos de produção é tudo que se utiliza para adaptar ao consumo pessoal e produtivo (matéria bruta ou prima).
Meios de produção: máquinas, ferramentas, edificações, meios de transporte ou de comunicação. Abarca os dois primeiros elementos do processo produtivo, objetos de produção e meios de produção (fica de fora as atividades humanas).
Eles se dividem em sentido estrito (conjunto de coisas que os trabalhadores interpõe diretamente entre eles e o objeto sobre que trabalham, isto é, matérias brutas ou primas), e em sentido amplo, que seriam todas as condições materiais que são indispensáveis, mas sem intervir diretamente no processo, estão implicadas indiretamente (o prédio, os veículos).
agentes econômicos
4 categorias: a) famílias ou economias domésticas b) empresas privadas, c) setor público (até aqui há 3 agentes econômicos de uma economia fechada, uma que não tem relações com outros mercados), d) setor externo (este entra nas economias abertas, que são maioria; a importância do setor externo acresce por causa da globalização, abertura das fronteiras comerciais para outros paíeses).
Os 3 primeiros dígitos de um código de barras indicam o país de origem de um produto. 770 colômbia, 773 uruguai, 775 peru, 777 bolívia, 779 argentina, 780 chile, 784 paraguai, 786 ecuador, 789 brasil, 690-692 china.
Famílias ou economias domésticas: unidade básica de consumo, composta de pessoas sós ou acompanhadas; também entram aí quaisquer associações sem fim lucrativo. Função desse agente: consumo. Objetivo: satisfazer suas necessidades. Limitações: receitas e preferências.
Empresas: unidades básicas de produção (transformação de fatores produtivos (T W K HE) em bens e serviços para ofertá-los a outros agentes econômicos. Função: produção. Objetivo: lucro máximo. Limitações: pressuposto e tecnologia.
Setor público (Estado). Deve fazer o que as empresas e as famílias não podem fazer. Função: regular a economia do país, fornecer bens públicos, proporcionar serviços públicos, administrar os recursos públicos. Objetivo: maximizar o bem-estar do país, manter em equilíbrio as relações econômicas do país. Limitações: receitas públicas.
Setor externo: famílias, empresas e setor público de outros países. Função: consumir e produzir. Conforme faça uma função ou outra, tem os objetivos e as limitações dos congêneres.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???