parent nodes: He | Interpretações dos hexagramas | Samekh
15, no i-ching
index do verbete
000 100
rw
Acima K’UN, O RECEPTIVO, TERRA
Abaixo KÊN, A QUIETUDE, MONTANHA
JULGAMENTO
A MODÉSTIA cria o sucesso.
O homem superior conduz as coisas à conclusão.
A lei do céu esvazia o que está pleno e preenche o vazio; de acordo com a lei do céu, quando o sol alcança o zênite, inicia seu declínio, e quando chega ao nadir, ascende outra vez rumo a um novo amanhecer. De acordo com a mesma lei, quando a lua está cheia, começa o minguante, e na lua nova reinicia-se o crescente. Essa lei celeste atua também no destino dos homens. A lei da terra consiste em alterar o que é pleno e fluir em direção ao que é modesto; assim, as altas montanhas são aplainadas pelas águas e os vales são preenchidos. A lei do poder do destino corrói o que está pleno e faz prosperar o que é modesto. Os homens também odeiam o que é cheio de si e amam o que é modesto.
O destino dos homens segue leis imutáveis que têm de ser cumpridas. Mas o homem tem o poder de moldar seu destino, na medida em que sua conduta o expõe à influência de forças benéficas ou destrutivas. Quando um homem está em posição elevada e é modesto, ele brilha com a luz da sabedoria. Quando ele está numa posição inferior e é modesto, não pode ser ignorado. Assim o homem superior leva seu trabalho à conclusão sem vangloriar-se daquilo que conseguiu.
IMAGEM
A montanha no interior da terra: a imagem da MODÉSTIA.
Assim o homem superior diminui o que é demasiado
e aumenta o que é insuficiente.
Ele pesa as coisas, igualando-as.
A terra em cujo interior se oculta uma montanha não deixa ver sua riqueza, pois a altura da montanha serve para compensar a profundidade da terra. Assim a altura e a profundidade se complementam e o resultado é o plano. A imagem da modéstia está aqui representada por algo que, embora ao final pareça fácil e simples, exigiu um longo esforço. O homem superior faz o mesmo ao estabelecer a ordem no mundo; ele iguala os desequilíbrios sociais que são fonte de insatisfações, criando condições justas e equânimes. 21
LINHAS
Seis na primeira posição significa:
Um homem superior modesto em sua modéstia
pode atravessar a grande água.
Boa fortuna.
Um empreendimento perigoso como a travessia de um grande rio torna-se ainda mais difícil quando se tem de levar em conta muitas exigências e considerações. Ao contrário, torna-se fácil quando realizado com rapidez e simplicidade. Por isso a atitude despretensiosa que acompanha a modéstia torna o homem capaz de realizar até mesmo empreendimentos difíceis; ele não impõe exigências nem condições prévias, mas procura soluções fáceis e rápidas. Onde não são levantadas pretensões, não surgem resistências.
Seis na segunda posição significa:
Modéstia manifesta.
A perseverança traz boa fortuna.
Os lábios exprimem o que ocupa o coração. Quando a modéstia de um homem é tal que chega a se refletir em seu comportamento, isso se torna para ele fonte de boa fortuna. Desta forma a possibilidade de exercer uma influência duradoura surge naturalmente, e ninguém poderá impedi-la.
Nove na terceira posição significa:
Um homem superior, de mérito e modesto
leva tudo à conclusão.
Boa fortuna.
Este é o centro do hexagrama, onde seu segredo é desvendado. Um significativo prestígio é alcançado graças a grandes realizações. Se um homem se deixa deslumbrar pela fama, será logo criticado e surgirão dificuldades. Se, ao contrário, ele permanecer modesto apesar de seus méritos, será estimado e encontrará o apoio necessário para levar seu trabalho à conclusão.
Seis na quarta posição significa:
Nada que não seja favorável
para a modéstia no movimento.
Tudo tem sua medida própria. Até a conduta modesta pode ser exagerada. Aqui, entretanto, ela é adequada, pois a posição entre um ajudante valoroso abaixo e um governante bondoso acima implica em grande responsabilidade. Não se deve abusar da confiança do homem em posição superior, assim como não se devem esconder os méritos do homem em posição inferior. Há, sem dúvida, funcionários que não desejam se sobressair; eles se escondem sob o aspecto literal das ordens, recusam toda responsabilidade, aceitam remunerações sem fazerem jus e ostentam títulos injustificáveis. Tudo isso é o oposto do que se entende por modéstia. Numa tal posição a modéstia se manifesta pelo interesse no trabalho.
Seis na quinta posição significa:
Não se vanglorie de sua riqueza diante do próximo.
É favorável atacar com violência.
Nada que não seja propício.
A modéstia não deve ser confundida com a indulgência fraca que tudo deixa passar. Quando um homem ocupa uma posição de responsabilidade deve, em certos momentos, recorrer a medidas enérgicas. Mas para isso não deve tentar impressionar fazendo alarde de sua própria superioridade, e sim assegurar-se dos que estão ao seu redor. As medidas a serem tomadas devem ser puramente objetivas, sem qualquer conteúdo de ofensa pessoal. Assim, a modéstia manifesta-se até mesmo no rigor.
Seis na sexta posição significa:
Modéstia que se exterioriza.
É favorável colocar os exércitos em marcha
para castigar a própria cidade e o próprio país.
Aquele que é verdadeiramente sincero em sua modéstia deve manifestá-la. Nisso deve proceder com grande energia. Quando surge a hostilidade, nada mais fácil que culpar o outro. Pode acontecer que um homem fraco, sentindo-se ofendido, volte-se para si mesmo, refugiando-se na autocompaixão e julgando que é a modéstia que o impede de defender-se. A verdadeira modéstia leva o homem a uma ação enérgica em busca da ordem; ele começa por disciplinar a si mesmo e aos que estão mais próximos. Só se pode realizar algo de valor quando se tem a coragem de conduzir os exércitos contra si mesmo.
jl
Khien indicates progress and success. The superior man, (being humble as it implies), will have a (good) issue (to his undertakings).
1. The first SIX, divided, shows us the superior man who adds humility to humility. (Even) the great
p. 90
stream may be crossed with this, and there will be good fortune.
2. The second SIX, divided, shows us humility that has made itself recognised. With firm correctness there will be good fortune.
3. The third NINE, undivided, shows the superior man of (acknowledged) merit. He will maintain his success to the end, and have good fortune.
4. The fourth SIX, divided, shows one, whose action would be in every way advantageous, stirring up (the more) his humility.
5. The fifth SIX, divided, shows one who, without being rich, is able to employ his neighbours. He may advantageously use the force of arms. All his movements will be advantageous.
6. The sixth SIX, divided, shows us humility that has made itself recognised. The subject of it will with advantage put his hosts in motion; but (he will only) punish his own towns and state.
Footnotes
90:XV An essay on humility rightly follows that on abundant possessions. The third line, which is a whole line amid five others divided, occupying the topmost place in the lower trigram, is held by the Khang-hsî editors and many others to be 'the lord of the hexagram,' the representative of humility, strong, but abasing itself. There is nothing here in the text to make us enter farther on the symbolism of the figure. Humility is the way to permanent success.
A weak line, at the lowest place of the figure, is the fitting symbol of the superior man adding humility to humility.
Line 2 is weak, central, and in its proper place, representing a humility that has 'crowed;' that is, has proclaimed itself.
Line 3 is strong, and occupies an odd (its proper) place. It is 'the lord of the hexagram,' to whom all represented by the lines above and below turn.
Line 4 is weak and in its proper position. Its subject is sure to p. 91 be successful and prosperous, but being so near the fifth line, he should still use the greatest precaution.
All men love and honour humility, in itself and without the adjuncts which usually command obedience and respect. Hence his neighbours follow the ruler in the fifth line, though he may not be very rich or powerful. His humility need not keep him from asserting the right, even by force of arms.
The subject of the sixth line, which is weak, is outside the game, so to speak, that has been played out. He will use force, but only within his own sphere and to assert what is right. He will not be aggressive.
iuol
nota do autor
O hexagrama é formado por Kên, Quietude, a montanha, e K 'un. A montanha é o filho mais moço do Criativo e representa o céu na terra. Ele distribui as bênçãos do céu, as nuvens e as chuvas que se acumulam em torno de seu cume, e brilha então com o esplendor da luz celestial. Isso indica o que é a modéstia e quais seus efeitos nos homens elevados e fortes. Acima está K'un, a terra. A característica da terra é estar embaixo; por isso mesmo neste hexagrama ela é exaltada, sendo colocada sobre a montanha. Isso mostra os efeitos da modéstia nos homens simples e em posições subalternas: ela os eleva.
nota do autor
O governante do hexagrama é o nove na terceira posição. É a única linha luminosa do hexagrama, ocupa o lugar adequado e encontra-se no trigrama inferior. Isto é o símbolo da modéstia e assim sendo o julgamento referente a essa linha é idêntico, ao do hexagrama como um todo. O comentário com freqüência atribui o infortúnio à terceira posição, porém neste caso a linha é muito favorável.
seqüência ;
Aquele que possui algo grande deve cuidar para que não se torne excessivo. Por isso a seguir vem o hexagrama: MODÉSTIA.
coletânea das indicações
As coisas são fáceis para uma pessoa modesta.
O movimento dos dois trigramas básicos dirige-se para baixo, mas a tendência de descida do trigrama superior é mais forte que a do inferior; e assim a conexão entre os dois está garantida. O trigrama nuclear inferior desce, enquanto o nuclear superior toma um rumo ascendente.
julgamentos anex os
A MODÉSTIA mostra o manuseio do caráter. A MODÉSTIA dignifica e ilumina. A MODÉSTIA serve para regular os costumes. O bom caráter tem a modéstia como instrumento de ação; através dela o bom caráter pode ser apreendido e assimilado. A modéstia está pronta a honrar aos outros e por fazê-lo é que ela própria se torna tão maravilhosamente luminosa. A modéstia é a atitude mental em que se baseia a sincera observância dos costumes.
julg amento
A MODÉSTIA cria o sucesso.
O homem superior conduz as coisas à conclusão.
comentário sobre a decisão
A MODÉSTIA cria o sucesso, pois é próprio ao caminho do céu verter sua influência em direção ao que está abaixo e criar a luz e o resplendor. É próprio ao caminho da terra estar abaixo e ascender. É próprio ao caminho do céu esvaziar o que está pleno e acrescentar ao que é modesto. É próprio ao caminho da terra alternar o que é pleno e aumentar o que é modesto. os espíritos e os deuses minam o pleno e fazem prosperar o modesto. É próprio ao caminho dos homens odiar o pleno e amar o modesto. A modéstia que é honrada irradia luminosidade. A modéstia que está abaixo não pode ser ignorada. este é o fim alcançado pelo homem superior.
Aqui a estrutura do hexagrama é utilizada para esclarecer a frase: "A MODÉSTIA cria o sucesso". O nove na terceira posição é o representante da força Yang, que se colocou abaixo. Ele traz luz e claridade, atributos do trigrama Kên, a montanha. O trigrama superior K´un mostra a terra sendo elevada (o trigrama nuclear Chên tem um movimento ascendente). A lei que rege o rebaixar do orgulho e o enaltecer do modesto é apresentada de quatro maneiras: 1) No céu: quando o sol alcança o zênite, inicia seu declínio; quando a lua está cheia, começa o minguante e vice-versa. 2) Na terra: as altas montanhas transformam-se em vales, os vales transformam-se em colinas. A água dirige-se às alturas e as vai aplainando. A água (representada pelo trigrama nuclear inferior K´an) dirige-se rumo às profundezas, e as preenche. 3) No efeito das forças do destino: as famílias poderosas atraem sobre si a destruição, as famílias modestas se engrandecem. 4) Entre os homens: a arrogância atrai antipatia, a modéstia conquista o amor. A causa última nunca é o mundo externo, que reage de acordo com leis fixas, e sim o próprio homem que com sua conduta atrai sobre si boas ou más influências. O caminho rumo à expansão passa pela contração.
imag em
A montanha no interior da terra:
a imagem da MODÉSTIA.
Assim o homem superior diminui o que é demasiado e aumenta o que é insuficiente.
Ele pesa as coisas, igualando-as.
Para realizar as condições apresentadas pelo hexagrama, o homem superior atua em harmonia com as tendências de expansão e redução dos dois trigramas nucleares. Onde está o baixo (K´un, a terra) ele ascende (Chên) e aumenta o que é diminuto. Ao contrário, onde está o alto(Kên, a montanha) ele desce (K´an). Assim o homem superior promove o equilíbrio.
linha móvel na osicaoextenso(1] posição
Seis na primeira posição:
a) Um homem superior modesto em sua modéstia pode atravessar a grande água.
Boa fortuna.
b) "Um homem superior modesto em sua modéstia" permanece em posição baixa para poder resguardar-se bem
A dupla modéstia é indicada pela dupla maleabilidade da linha (maleável em posição maleável). A travessia da grande água é indicada pelo trigrama nuclear inferior K´an, que se encontra diante da linha inicial. É aqui que a modéstia, ocupando um lugar baixo, não pode ser ignorada.
linha móvel na osicaoextenso(2] posição
Seis na segunda posição:
a) Modéstia manifesta.
A perseverança trás boa fortuna."
Ele a possui nas profundezas de seu coração.
O governante do hexagrama, aquele que dá o tom, é o nove na terceira posição. A segunda linha mantém com ele uma relação de solidariedade, por isso responde a esse tom, e se manifesta. A linha é central, por isso tem a modéstia ao centro, no coração.
linha móvel na osicaoextenso(3] posição
Nove na terceira posição:
a) Um homem superior de mérito, e modesto, leva tudo à conclusão
Boa fortuna.
b) "Um homem superior de mérito, e modesto":
todo o povo o obedece.
Kên, a montanha, é o trigrama no qual o fim e o começo se encontram. A terceira linha está ao alto desse trigrama, por isso a idéia de esforço que conduz à realização. As três linhas superiores fazem parte do trigrama K´un, que significa as massas e a devoção. A linha Yang na terceira posição é a terceira linha do trigrama Ch ´ien, o Criativo, que também se distingue por seu esforço incansável.
O Mestre disse: "A maior generosidade é a de um homem que não se vangloria de seus esforços e que não conta seus méritos como virtude". Isso significa que, apesar de todos os seus méritos, ele se subordina aos outros. nobre por natureza, reverente em sua conduta, o homem modesto impõe o mais profundo respeito, e por isso ele é capaz de manter sua posição.
linha móvel na osicaoextenso(4] posição
Seis na quarta posição:
a) Nada que não seja favorável para a modéstia em movimento.
b) "Nada que não seja favorável para a modéstia em movimento."
Ele não vai além das normas.
Essa linha é maleável e está numa posição maleável, na mais baixa posição do trigrama K´un, cujo atributo é a devoção; ela funciona como mediadora entre o nove na terceira posição e o seis na quinta. Encontra-se nomeio do trigrama nuclear Chên, o movimento, por isso a idéia da movimentação (literalmente "acenar").
linha móvel na osicaoextenso(5] posição
Seis na quinta posição:
a) Não se vanglorie de sua riqueza diante do próximo.
É favorável atacar com violência.
Nada que não seja propício.
b) "É favorável atacar com violência"
para castigar os desobedientes.
Essa linha é central, encontra-se num lugar de honra, porém é maleável. Ela reúne todas as virtudes de um governante. É vazia, portanto não faz alarde de suas riquezas. Está ao centro do trigrama K´un, símbolo das massas, e acima do trigrama nuclear K´an, símbolo do perigo, por isso a idéia de castigar.
linha móvel na osicaoextenso(6] posição
Seis na sexta posição:
a) Modéstia que se exterioriza.
É favorável colocar os exércitos em marcha para castigar a própria cidade e o próprio país.
b) "Modéstia que se exterioriza."
O objetivo ainda não foi alcançado.
É preciso fazer marchar exércitos para castigar sua própria cidade e seu próprio país.
Esta linha encontra-se em relação de correspondência com o governante do hexagrama, o nove na terceira posição: portanto, por motivos semelhantes aos do seis da segunda posição. "modéstia manifesta". Unidos, o trigrama básico superior K´un e o trigrama nuclear K´an formam o hexagrama Shih, o EXÉRCITO. O trigrama K´un indica também a cidade e o país. O objetivo ainda não foi alcançado porque esta linha está muito afastada do nove na terceira posição, em direção ao qual ela se esforça por caminhar. Por isso o castigo por meio de um exército, para que estes dois possam se unir.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???