parent nodes: Glossário de artes e narratologia | Roteiro de análise de obras artísticas | Teatro | Tipos de Personagens

//

Commedia del arte



index do verbete

Os innamorati estão apaixonados e querem se casar, mas um ou mais vecchi estão os impedindo de se casar, então, eles precisam de um ou mais zanni para ajudá-los. Tipicamente termina tudo bem.

Arlequim:

bufão gracioso; farsante, truão, palhaço; amante cínico, malicioso, de atitude oposta à ingenuidade do amor romântico; pessoa volúvel e/ou irresponsável, que muda de opinião com freqüência; indivíduo valentão, brigão. Da wp: o empregado trapalhão, ágil e malandro, capaz de colocar o patrão ou a si em situações confusas, que desencadeavam a comicidade.

Polichinelo.

Longo nariz, corcunda, barriga proeminente, vestido com roupas coloridas e usando um barrete sobre a cabeça. Sua voz é esganiçada, anasalada e tremida. Pobre serviçal, mas ambicioso. Enamorado da filha de seu patrão, a Colombina. Era o adversário de Briguela.

Pierrot:

personagem ingênuo e sentimental. Palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. Característica principal ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim continua a confiar nas pessoas. Também é representado lunático, distante e inconsciente da realidade.

Colombina:

mulher sedutora, esperta e volúvel. Moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por arlequim, e amada em segredo pelo romântico pierrot.

Ruzzante

um camponês guloso, grosseiro, preguiçoso, ingênuo e zombador.

Briguela

um empregado correto e fiel, belo e forte, mas cínico e astuto, e rival de Arlequim.

Pantaleone



ou Pantaleão, um velho fidalgo, avarento e eternamente enganado.

Capitano

capitão, um covarde que contava as suas proezas de amor e em batalhas, mas que acabava sempre por ser desmentido.

Scaramouche

v. Scaramouche.

X2008n Narratologia

283 Na trama tradicional, os innamorati estão apaixonados e querem se casar, mas um ou mais vecchi (plural de vecchio) estão os impedindo de se casar, então, eles precisam de um ou mais zanni para ajudá-los. Tipicamente termina tudo bem com o casamento dos enamorados e o perdão por todas as confusões causadas. Há inúmeras variações dessa história, assim como há muitas que se divergem completamente dessa estrutura, como uma famosa história em que o Arlecchino fica misteriosamente “grávido”.

284 As personagens representadas inseriam-se em três categorias: a dos enamorados, a dos velhos e a dos criados (zannis). Estes últimos constituiam os tipos mais variados e populares. Havia o zanni esperto, que movimentava as acções e a intriga, e o zanni rude e simplório, que animava a acção com as suas brincadeiras atrapalhadas.

285 Arlequim: personagem da commedia dell'arte cuja função, no início, se restringia a divertir o público durante os intervalos (Sua importância foi gradativamente afirmando-se, e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos ger. em forma de losango, mais ainda o destacava em cena.). Derivação: por extensão de sentido: bufão gracioso; farsante, truão, palhaço; amante cínico, malicioso, de atitude oposta à ingenuidade do amor romântico; pessoa volúvel e/ou irresponsável, que muda de opinião com freqüência; indivíduo valentão, brigão. Da wp: o empregado trapalhão, ágil e malandro, capaz de colocar o patrão ou a si em situações confusas, que desencadeavam a comicidade.

286 Polichinelo é uma antiga personagem-tipo e burlesca do teatro, cujas raízes remontam à Roma Antiga e que teve maior desenvolvimento com a commedia dell'arte. É a versão napolitana do Arlequim. O Polichinelo era caracterizado por um longo nariz, corcunda, barriga proeminente, vestido com roupas coloridas e usando um barrete sobre a cabeça. Sua voz é esganiçada, anasalada e tremida. A personalidade, entretanto, costumava variar, de acordo com o país: em França, tem um caráter de anti-herói, fanfarrão; na Alemanha assume o papel de bobo; na Inglaterra é esperto e malandro. Para os italianos representaria, ainda, a forma como os estrangeiros vêem os naturais do país, em especial na característica do personagem em que enfrenta seus problemas com um sorriso, consciente do jogo dos poderosos que revela publicamente. Nas farsas da Comédia, assumia papel de pobre serviçal, mas ambicioso. Enamorado da filha de seu patrão, a Colombina, famosa por sua beleza, era sempre obstado pelo pai desta, quando lhe conseguia falar. Era o adversário de Briguela, belo e forte - qualidades que o Polichinelo não possuía.

287 Pierrot: personagem ingênuo e sentimental criado pela comédia italiana e transportado para o teatro francês, onde se fixou na pantomima; sua roupa, muito larga, é enfeitada com pompons e tem gola grande e franzida. Hipoc. do antr. Pierre 'Pedro', talvez por infl. do it. Pedrolino. O seu caráter é aquele de um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas, cara branca e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim continua a confiar nas pessoas. Pierrot também é representado como sendo lunático, distante e inconsciente da realidade.

288 Colombina: personagem da commedia dell'arte, mulher sedutora, esperta e volúvel. Em geral, aparece como uma serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por arlequim, e amada em segredo pelo romântico pierrot.

289 Ruzzante, um camponês guloso, grosseiro, preguiçoso, ingénuo e zombador.

290 Briguela, um empregado correcto e fiel, mas cínico e astuto, e rival de Arlequim

291 Pantaleone ou Pantaleão, um velho fidalgo, avarento e eternamente enganado.

292 Capitano (capitão), um covarde que contava as suas proezas de amor e em batalhas, mas que acabava sempre por ser desmentido.

o patrão, o pícaro. Incompleto.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???