>> Roteiro de estudo de filosofia: ant.: Lutero. Próx.: Campanella.
Giordano Bruno
1548-1600. "O tempo tudo dá e tudo tira; tudo muda, mas nada perece". Panteísmo. O mundo é um animal. Tudo tem Alma. Estrelas têm seu próprio sistema solar. O universo é infinito. A energia não se perde com a morte, se transforma. Metade da vida na cadeia [1]. Queimado por heresia; influenciado pelo Corpus hermeticum, conjunto de tratados ocultos que se cria, na época, ter existido antes da ~f grega [4].
Nossa percepção do mundo é relativa à posição que ocupamos no espaço; como há incontáveis posições possíveis, há incontáveis modos de ver o mundo. Logo, não se pode falar em verdade absoluta nem há limite para o progresso do conhecimento [2].
Foi o 1º a formular o que hoje se chama teoria cósmica: o mundo composto por elementos individuais (Mônadas), governados por leis fixas de relacionamento, em constante movimento, definitivos, irredutíveis, baseados num princípio (ou causa) infinito e panteístico que se manifesta em tudo [2]. Também o 1º a propor que a relatividade do movimento implica na relatividade do tempo [3].