“Escrever poesia é elevar as coisas à linguagem do incompreensível” (Gottfried Benn), apud Cirlot, Juan-Eduardo. Dicionário de Símbolos. Trad. Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Editora Moraes, 1984, p. 309).
“Poesia significa deixar ressoar atrás das palavras a palavra primordial” (Gerhart Hauptmann)
A poesia usa palavras para criar obras de arte. Distingue-se da prosa porque invoca as qualidades das palavras como escritas, formatadas ou estruturadas não apenas para transmitir significado, mas também para fazê-lo de forma bela e estilística. As palavras na ^ não são meras descrições, ouvi-las pode criar uma reação emocional. A ^ captura o impacto que as palavras têm sobre nós e molda essas palavras em formas que comunicam mais significado do que poderiam se fossem expressas de outra maneira [1].
m.c.: acho insatisfatório, acho que tudo isso pode ser dito da literatura em prosa. Poderia dizer que na ^ o efeito emocional das palavras não decorre da sua conotação mas da sua sonoridade, mas talvez seja a mesma coisa dita acima. Poderia dizer que na ^ a linguagem é utilizada no âmbito da denotação com as palavras usadas para significar algo que não cabe na sua conotação habitual. Mas tenho dúvidas.