parent nodes: Interpretações dos hexagramas | Khaph | Mundo | Shin | Vinte e um


21, no i-ching




index do verbete 101 001




rw

Acima LI, O ADERIR, FOGO

Abaixo CHÊN, O INCITAR, TROVÃO

JULGAMENTO

MORDER tem sucesso.

É favorável administrar justiça.

Quando um obstáculo impede a união, o sucesso é obtido através de uma enérgica mordida. Isso é válido em todas as circunstâncias. Se a união não é consolidada, isto se deve a alguém que cria intrigas, um traidor, alguém que arma obstáculos e interfere, freando o caminhar. É necessário, então, intervir de forma enérgica, para evitar danos permanentes. Uma tal obstrução deliberada não desaparece por si mesma. Para detê-la e eliminá-la é preciso julgar e castigar. Mas é importante que se proceda de modo correto. O hexagrama é formado pelos trigramas Li, clareza e Chên, movimento e agitação. Li é maleável, Chên é rígido. Recorrendo-se apenas à rigidez e à agitação, causar-se-ia um castigo muito violento; porém, clareza e suavidade sozinhas seriam muito fracas. Unidos, os atributos dos dois trigramas criam a medida justa. É importante que o homem que decide (representado pela quinta posição) seja de natureza gentil e ao mesmo tempo, por sua conduta no cargo em que ocupa, inspire respeito.

IMAGEM

Trovão e relâmpago: a imagem do MORDER.

Assim os reis da antigüidade consolidavam as leis

através de penalidades claramente definidas.

As penalidades são as aplicações individuais das leis. As leis especificam as penalidades. A clareza prevalece quando se distingue nitidamente entre as penalidades leves e as graves, de acordo com o delito. Isso é simbolizado pela clareza do raio. A lei é fortalecida pela correta aplicação da penalidade; isso é simbolizado pelo terror do trovão. O objetivo dessa clareza e rigor é inspirar o devido respeito; as penalidades não têm seu fim em si mesmas. Os obstáculos, na vida social, aumentam quando há falta de clareza nos códigos penais e negligência em executá-los. Só se podem fortalecer as leis tornando-as claras e executando-as com presteza e decisão.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:

Seus pés estão presos no cepo de modo que os dedos desaparecem.

Nenhuma culpa.

Quando um homem é castigado em sua primeira tentativa de cometer um mal, a penalidade é leve. Só os dedos dos pés são presos no cepo. Isto o impede de seguir pecando e redime-o de culpa. O texto é uma advertência para deter-se a tempo no caminho do mal.

Seis na segunda posição significa:

Mordendo através da carne macia

de modo que o nariz desaparece.

Nenhuma culpa.

Nesse caso é fácil distinguir entre o certo e o errado. É como morder em carne macia. Encontrando um pecador renitente, indignado um homem se excede um pouco. O desaparecimento do nariz, ao morder, significa que com a irritação se perde a acuidade perceptiva. Mas isso não é muito prejudicial, pois o castigo como tal é justo.

Seis na terceira posição significa:

Mordendo uma velha carne ressecada encontra-se algo venenoso.

Pequena humilhação.

Nenhuma culpa.

Um castigo deve ser aplicado por alguém que não dispõe de suficiente poder e autoridade para fazê-lo. Por isso os castigados não se submetem. Trata-se de uma causa antiga, simbolizada pela carne de caça salgada e, ao lidar com ela, depara-se com dificuldades. A carne velha está estragada. Ao ocupar-se do assunto, aquele que deve aplicar o castigo atrai sobre si um venenoso ódio e por isso se vê numa situação um tanto humilhante. Mas como o castigo é uma exigência do tempo, ele permanece livre de culpa.

Nove na quarta posição significa:

Mordendo a carne seca cartilaginosa. Recebendo flechas de metal.

É favorável estar atento ao perigo

e ser perseverante. Boa fortuna.

Existem grandes obstáculos a serem superados, poderosos inimigos a serem castigados. O desafio é árduo mas o esforço terá êxito. Para superar as dificuldades deve-se ter a dureza do metal e a retidão de uma flecha. Quando se está cônscio dessas dificuldades e se permanece perseverante, atinge-se a boa fortuna. Ao final, a difícil tarefa é realizada.

Seis na quinta posição significa:

Mordendo a carne seca musculosa.

Recebendo ouro amarelo.

Perseverantemente consciente do perigo. Nenhuma culpa.

O caso a ser resolvido não é fácil, porém está perfeitamente claro. Como se tende, por natureza, à benevolência, deve-se realizar um esforço para ser como o ouro amarelo, isto é, verdadeiro como o ouro e imparcial como o amarelo, a cor que simboliza o meio. Só quando se permanece consciente dos perigos decorrentes da responsabilidade que se assumiu é que se podem evitar erros.

Nove na sexta posição significa:

O pescoço preso à canga de madeira

de modo que as orelhas desaparecem. Infortúnio.

Ao contrário da linha inicial, esta se refere a um homem incorrigível. Como castigo, ele está preso pelo pescoço à canga de madeira, na qual suas orelhas desaparecem. Isto significa que ele se torna surdo às advertências. Essa obstinação conduz ao infortúnio.

iuol

nota do autor

Este hexagrama representa uma boca aberta (cf. hexagrama 27), com um obstáculo entre os dentes (na quarta posição). Como resultado os lábios não se podem juntar. Para uni-los é necessário morder energicamente através do obstáculo. Sendo o hexagrama composto dos trigramas trovão e relâmpagos, indica como às vezes na natureza as obstruções são eliminadas de forma enérgica. Mordendo com tenacidade se vence o obstáculo que impede os lábios de se unirem. Da mesma forma a tempestade, com o trovão e o relâmpago, supera a tensão perturbadora na natureza. Processos e penalidades eliminam os distúrbios que criminosos e caluniadores causam à harmonia da vida social. O tema desse hexagrama é um processo penal, em distinção ao hexagrama 6, CONFLITO, que tratava de processos civis

nota do autor

O governante do hexagrama é o seis na quinta posição, do qual se diz, no Comentário sobre a Decisão: "o maleável obtém o lugar de honra, e ascende".

seqüência ;

Quando há algo que pode ser contemplado, há algo que cria a união. Por isso a seguir vem o hexagrama MORDER. Morder significa união.

coletânea das indicações

MORDER significa consumir.

julgamentos anex os

Quando o sol encontrava-se na posição do meio-dia, o divino agricultor organizou um mercado. Ele fez com que os homens da terra se reunissem e juntassem os produtos da terra. Trocavam-nos entre si e depois voltavam para casa; assim, cada coisa encontrava o seu lugar. Provavelmente inspirou-se para isso no hexagrama MORDER. Aqui se explica este hexagrama a partir do significado dos dois trigramas Li e Chên. Li representa o sol ao alto, enquanto Chên significa o turbilhão do mercado, abaixo. A estrutura interna do hexagrama não é de modo algum tão favorável quanto se poderia supor pela sua forma externa. Claridade e movimento estão de fato presentes, porém entre eles encontram-se os trigramas nucleares K´an, perigo, e Kên, imobilidade, ambos formados pela funesta linha na quarta posição.

julg amento

MORDER tem sucesso.

É favorável administrar justiça.

comentário sobre a decisão

Há alguma coisa entre as bordas da boca. Chama-se a isto o MORDER. "MORDER, e também com sucesso", pois o firme e o maleável são distintos um do outro. Movimento e claridade. Trovão e relâmpago estão unidos, formando linhas. O maleável recebe o lugar de honra e ascende. Mesmo não ocupando o lugar adequado, é favorável permitir que se faça justiça.

Aqui explica-se o nome do hexagrama a partir de sua forma. A linha superior e a inferior, 62 são os maxilares. Entre ambas está o nove na quarta posição, obstáculo que deve ser eliminado pelo morder. Isso indica a necessidade de empregar a violência. As linhas firmes Yang e as linhas maleáveis Yin estão claramente separadas sem que, entretanto, tenham rompido uma com a outra. Este é o material que compõe o hexagrama. Do mesmo modo, a inocência e a culpa distinguem-se com clareza entre os olhos de um juiz justo. O movimento é o atributo de Chên; a claridade, o de Li; ambos dirigem-se para o alto e assim unem-se e formam linhas claramente visíveis. Os movimentos estão separados, a união realiza-se no céu, com o que surge a linha do raio. 63 O governante do hexagrama é maleável por natureza, o que é benéfico para os processos jurídicos, pois ele evita a crueldade. Como, por outro lado, não se tem aqui uma linha maleável numa posição maleável e sim numa posição firme, essa firmeza compensa a maleabilidade e impede que se converta em fraqueza.

imagem

Trovão e relâmpago:

a imagem do MORDER.

Assim os reis da antigüidade consolidavam as leis através de penalidades claramente definidas.

O trovão e o relâmpagos seguem invariavelmente um ao outro. A frase diz: "trovão e relâmpago" e não "relâmpago e trovão", porque o movimento começa abaixo. (Porém, segundo Hsiang An Shih, o texto encontrado numa antiga inscrição gravada na pedra diz: "relâmpago e trovão".) A exata determinação da gravidade das punições, que faz com que os homens evitem as transgressões, deve ser tão claramente definida como o relâmpago. As penalidades correspondem ao trigrama nuclear superior, K´an, o perigo. O fortalecimento das leis, de modo a intimidar os negligentes, deve ser realizado com a decisão do trovão. As leis são firmes e estáveis como o trigrama nuclear inferior Kên, montanha.

Nove na primeira posição:

a) Seus pés estão presos no cepo, de modo que os dedos desaparecem. Nenhuma culpa.

b) "Seus pés estão presos no cepo, de modo que os dedos desaparecem. Nenhuma culpa."

Ele não pode andar.

Chên é o pé, aqui ele está abaixo e assim significa os dedos dos pés. Chên é também o cepo. A linha inicial é rígida e inflexível, devendo, portanto, ser castigada. Mas como é contida em seu primeiro movimento, pode ser corrigida por meio de uma penalidade leve. essa é a razão da ausência de culpa.

Seis na segunda posição:

a) Mordendo através da carne macia, de modo que o nariz desaparece.

Nenhuma culpa.

b) "Mordendo através da carne macia, de modo que o nariz desaparece."

Ele repousa sobre uma linha rígida.

O trigrama nuclear Kên significa nariz. O seis na segunda posição é maleável, ocupa uma posição maleável e repousa sobre o nove inicial, que é rígido. Como conseqüência, o castigo é levado um pouco longe demais.

Seis na terceira posição:

a) Mordendo uma velha carne ressecada, encontra-se algo venenoso. Pequena humilhação. Nenhuma culpa.

b) "Encontra-se algo venenoso."

A posição não é apropriada.

O trigrama nuclear K´an significa veneno. A posição não é apropriada: uma linha fraca numa posição forte, num momento de transição. Como conseqüência de uma falta de poder, as decisões se vão retardando indefinidamente.

Nove na quarta posição:

a) mordendo a carne seca cartilaginosa. Recebendo flechas de metal. É favorável estar atento ao perigo e ser perseverante.

Boa fortuna!

b) "É favorável estar atento ao perigo e ser perseverante.

Boa Fortuna!"

Ele ainda não ilumina.

Firmeza numa posição maleável indica uma carne com osso. Ela é secada ao sol (a linha encontra-se ao começo de Li). O trigrama nuclear K´an significa flechas. A linha ocupa a posição do funcionário. É forte, porém, em virtude da fraqueza de sua posição, permanece consciente das dificuldades e, por isso, o presságio de boa fortuna. Apesar de encontra-se na posição inicial de Li, essa linha ainda não ilumina porque ocupa o centro do trigrama nuclear K´an.

Seis na quinta posição:

a) Mordendo a carne seca musculosa. Recebendo ouro amarelo.

Perseverantemente consciente do perigo.

Nenhuma culpa!

b) "Perseverantemente consciente do perigo, nenhuma culpa!"

Ele encontrou o que é adequado.

A linha é maleável, por isso carne musculosa, e ao meio de Li, por isso carne seca. Quando a linha se move, o trigrama superior transforma-se em Ch´ien, que significa metal. Enquanto linha média de K´un, sua cor é o amarelo, por isso o "ouro amarelo". Em virtude de sua suavidade, ao ocupar o lugar de honra consegue morder através do obstáculo e recebe o ouro amarelo, símbolo da firmeza e da lealdade. Por isso, em sua decisão ele atinge o que é correto e adequado, de modo que tudo corre bem.

Nove na sexta posição:

a) O pescoço preso à canga de madeira, de modo que as orelhas desaparecem.

Infortúnio.

b) "O pescoço preso à canga de madeira, de modo que as orelhas desaparecem."

Ele não ouve claramente.

A linha ao alto indica a cabeça; o trigrama Li, os grilhões. o trigrama nuclear K´an significa a orelha. A linha é demasiado rígida, coloca-se arrogantemente acima do governante do hexagrama e não lhe dá ouvidos. Por isso não escuta a sentença justa que lhe é atribuída. Com isso encontra-se no infortúnio de não mais poder ouvir, nem sequer quando o deseja.

jl

Shih Ho indicates successful progress (in the condition of things which it supposes). It will be advantageous to use legal constraints.

1. The first NINE, undivided, shows one with his feet in the stocks and deprived of his toes. There will be no error.

2. The second SIX, divided, shows one biting through the soft flesh, and (going on to) bite off the nose. There will be no error.

p. 102

3. The third SIX, divided, shows one gnawing dried flesh, and meeting with what is disagreeable. There will be occasion for some small regret, but no (great) error.

4. The fourth NINE, undivided, shows one gnawing the flesh dried on the bone, and getting the pledges of money and arrows. It will be advantageous to him to realise the difficulty of his task and be firm,--in which case there will be good fortune.

5. The fifth SIX, divided, shows one gnawing at dried flesh, and finding the yellow gold. Let him be firm and correct, realising the peril (of his position). There will be no error.

6. The sixth NINE, undivided, shows one wearing the cangue, and deprived of his cars. There will be evil.

Footnotes

102:XXI Shih Ho means literally 'Union by gnawing.' We see in the figure two strong lines in the first and last places, while all the others, with the exception of the fourth, are divided. This suggests the idea of the jaws and the mouth between them kept open by something in it. Let that be gnawed through and the mouth will close and the jaws come together. So in the body politic. Remove the obstacles to union, and high and low will come together with a good understanding. And how are those obstacles to be removed? By force, emblemed by the gnawing; that is, by legal constraints. And these are sure to be successful. The auspice of the figure is favourable. There will be success.

Lines 1 and 6 are much out of the game or action described in the figure. Hence they are held to represent parties receiving punishment, while the other lines represent parties inflicting it. The punishment in line 1 is that of the stocks, administered for a small offence, and before crime has made much way. But if the 'depriving' of the toes is not merely keeping them in restraint, but cutting them off, as the Chinese character suggests, the punishment appears to a western reader too severe.

Line 2 is weak, appropriately therefore in an even place, and it is central besides. The action therefore of its subject should p. 103 be effective; and this is shown by the 'biting through the soft flesh,' an easy thing. Immediately below, however, is a strong offender represented by the strong line, and before he will submit it is necessary to 'bite off his nose;' for punishment is the rule it must be continued and increased till the end is secured.

Line 3 is weak, and in an even place. The action of its subject will be ineffective; and is emblemed by the hard task of gnawing through dried flesh, and encountering, besides, what is distasteful and injurious in it. But again comes in the consideration that here punishment is the rule, and the auspice is not all bad.

Of old, in a civil case, both parties, before they were heard, brought to the court an arrow (or a bundle of arrows), in testimony of their rectitude, after which they were heard; in a criminal case, they in the same way deposited each thirty pounds of gold, or some other metal. See the Official Book of Kau, 27. 14, 15. The subject of the fourth line's getting those pledges indicates his exercising his judicial functions; and what he gnaws through indicates their difficulty. Moreover, though the line is strong, it is in an even place; and hence comes the lesson of caution.

The fifth line represents 'the lord of judgment.' As it is a weak line, he will be disposed to leniency; and his judgments will be correct. This is declared by his finding the 'yellow metal;' for yellow is one of the five 'correct' colours. The position is in the centre and that of rule; but the line being weak, a caution is given, as under the previous line.

The action of the figure has passed, and still we have, in the subject of line 6, one persisting in wrong, a strong criminal, wearing the cangue, and deaf to counsel. of course the auspice is evil.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???