>> Roteiro de estudo de filosofia: ant.: Hobbes. Próx.: Montesquieu.
Locke
Epistemologia. 1632-1704. Tabula rasa: homem nasce sem ideias inatas. Conhecimento surge da experiência por meio dos sentidos [1]. Todo conhecimento vem dos sentidos. Nada acrescentamos ao processo, exceto a capacidade humana básica de aplicar a raazão à informação reunida pelos sentidos. Mas defende que o homem tem capacidades ou qualidades inatas, como percepção e raciocínio [2].
Idealidade das senso-percepções, ou ubiquidade das ideias. Conforme ^, todo conhecimento deriva dos cinco sentidos externos ou do sentido interno de reflexão. Mas sob um ponto de vista psicológico tanto sensações quando conceitos localizam-se na mente. Logo, mesmo as sensações são ideais, como imagens que re-presentam objetos externos [3][5].
Filosofia política: "Onde não há lei, não há liberdade". Separação e limitação dos poderes. Propôs uma teoria de Contrato social como base da legitimidade do governo [2], o poder do rei não deriva de deus mas do contrato social [1]. O estado deve defender direitos fundamentais do homem (vida, liberdade e propriedade). O povo pode derrubar o governante que viola seus direitos [1]. Defendeu o direito natural à propriedade privada [2][6].
frases
"O homem que, nas tarefas comuns da vida, não admitir nada além de demonstração direta, não terá certeza de nada no mundo senão de perecer rapidamente" [4].