parent nodes: 25, na cabala | Ain | Astrologia | Elementos | Fogo | Glossário de metafísica | Júpiter | Nun | Samekh | Shin | Vau
Sagitário
index do verbete
wkp
resumo
Sagitário. Fogo, Júpiter diurno. Honestidade e Verdade. Otimista, leal, empreendedor, independente e muito ativo. O signo da lei. Professor e filósofo. Verdadeiros revolucionários. Podem tornar-se adoradores da lei, escravos do ritual e da convenção. Rebeldes por amor à rebelião. Hipócritas nas religiões, apegados à forma. Incisivos e francos. Organizadores, dão-se melhor em sociedade e cooperação. Franqueza e raiva impulsiva. Sempre em guarda, parecem mesquinhos. Tendência à agitação.
À procura de um sentido
Sagitário (22/11 a 21/12) – do fogo, regido por Júpiter. Otimismo, entusiasmo e boa vontade ou falta de perseverança e superficialidade. (f.: Pellegrini, L. (1995). Dicionário de Símbolos Esotéricos. São Paulo: Editora Três.)
...
Sagitário é o nono signo do Zodíaco, sociável, exploratório e interessado em captar alvos que estimulem o movimento no mundo externo. Como é também um signo de qualidade mutável, sua função é disseminar - no caso a transformação realizada no signo anterior, Escorpião - e adaptar as mudanças com versatilidade e compreensão pelas diferenças existentes nos vários grupos humanos. Para adaptar as verdades relativas, ele busca outras paisagens, pois necessita descobrir o que é comum e verdadeiro para muitos agrupamentos e não apenas a alguns. È um signo que produz pessoas com grande potencial para filosofia, justiça e antropologia. Por ser um divulgador e explorador nato, o Sagitário tem como símbolo a flecha que procura um sentido que será divulgado, ampliando assim a percepção alheia, resgatando princípios universais e superando a visão tacanha da vida.
Signo de elemento Fogo é movido pela inspiração e pela intuição. Por isso, dizemos que Sagitário coloca sua inspiração a serviço de grandes causas sociais, em busca de um sentido que faça as pessoas reunirem-se e expandirem sua vida. O Sagitário tem o espírito de um geógrafo, que descobre novas paisagens - naturais ou imateriais - integrando-as para a melhoria da sociedade. Entre as profissões, encontramos, portanto, muitos adeptos das aventuras e descobertas, das explorações, e também muitos publicitários, editores. Signo de comunicação, o Sagitário ensina o que sabe - mesmo que nem sempre cumpra em sua própria vida os ensinamentos que espalha em suas andanças pelo mundo.
Sagitário é representado pela figura de um centauro, o que aponta para a qualidade humana e animal que tem dentro de si, em perpétua contradição, que afinal de contas é o que o move na vida. Ao ceder aos desejos que animam seu jeito de viver, entusiasta e positivo, pode se exceder. Dá livre curso a suas vontades, beirando o excesso, pois quer experimentar e explorar o que for possível desta vida. Instável, prefere a mudança, a variedade - o que complica as relações mais duradouras. Seu lado animal pende para a satisfação imediata e positiva dos desejos sensuais, enquanto seu lado humano procura entender essas contradições, podendo encontrar um sentido mais amplo e superar as próprias limitações e desejos descompassados através de uma prática espiritual que o leve à moderação.
Contudo, o Sagitário convive e cria em meio a esta dialética que é representada pelo centauro-chefe, Quíron, o mestre-filósofo que tentava curar também as dores alheias tratando de sua ferida incurável. Sagitário irá testar o sentido de vida de qualquer um que cruzar seu caminho. Mas irá agir com generosidade e alegria, compreendendo a natureza humana como ninguém, dono de uma grande capacidade de perdoar - a si e aos outros - que beira a temeridade! Para este signo que luta pelos fracos e oprimidos, a justiça precisa ser cumprida - através da lei, porque não é de acometer contra o "status quo", preferindo o caminho da convenção ao da revolução. Gosta de fazer justiça com seu exemplo e seu julgamento e é adepto das competições esportivas como forma de educar a juventude, sendo ele próprio muitas vezes um entusiasta e praticante de esportes gregários, onde o mais importante é competir respeitando as regras do jogo, do que se sobressair como um herói.
Seu planeta regente é Júpiter, o maior planeta do sistema solar, representando por este simbolismo natural sua grandeza, seu natural dom para ampliar e fazer crescer o que toca. Às vezes, prefere ocultar suas dúvidas aos olhos dos outros, curtindo seu desanimo com a mesquinharia humana em retiro. Por ser um signo que rege o sentido amplo da vida, e a busca por isso acarreta em alguns momentos a melancolia - o sentido escapa e chega a depressão. O fígado, relacionado ao sentido da vida, é regido por Júpiter, sendo o órgão de Sagitário, assim como as coxas e o fêmur. A natureza restaura seu organismo forte, às vezes pressionado pelos excessos de uma vida agitada ou desregrada. Mas Sagitário tem fé para dar e vender e acredita que existe uma luz no final do túnel.
Seu elemento é o Fogo, sua pedra é o berilo e o quartzo verde, seu metal é o estanho. Astro regente: Júpiter.
Ficha Técnica
Qualidade. Quente e Seco (Fogo) - alta energia e capacidade para separar e delimitar
Natureza. ativo, masculino, diurno, ímpar
Polaridade. positivo
Regente. Júpiter
Cores. azul-real, azul-arroxeado, verde-azulado profundo. Alguns atribuem também o carmim e o escarlate - a cor do manto dos cardeais, com analogia à religião e lei
Corpo. fígado, fêmur, coxas
Palavras-chave. exploração, fé, divulgação, versatilidade, sociabilidade, otimismo, espiritualidade, aventura, julgamento e misericórdia
Planetas em Sagitário
O planeta regente deste signo é Júpiter diurno, que preside a expansão e a síntese, em oposição ao poder de análise de Mercúrio, que rege o signo oposto, Gêmeos. Qualquer planeta neste signo se orienta para o alargamento, a extroversão, a ampliação. Os planetas adquirem mais versatilidade, mas também inconstância, adotando uma postura mais generosa e impulsiva. A Cauda do Dragão está em exaltação em Sagitário, enquanto Mercúrio está em queda.
pjm
9º Signo do Zodíaco - 22 de Novembro a 20 de Dezembro
Príncipio: Ativo
Dia: Quinta feira
Elemento: Fogo, Mutável
Pedra: Ametista
Parte do corpo: Quadril, coxas, fígado.
Metal: Estanho
Estação do ano: Fim da Primavera (Hemisf. Sul)
Côr: Azul, Púrpura, turquesa e Verde mar.
Planeta Regente: Júpiter
Incensos: Canela e Rosa
Descrição
Sagitário é o nono signo astrológico do zodíaco, situado entre Escorpião e Capricórnio e associado à constelação de Sagittarius. Seu símbolo é o centauro. Forma com Áries e Leão a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Virgem e Peixes.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os sagitarianos são as pessoas nascidas entre 22 de novembro e 21 de dezembro.
O signo de Sagitário é regido por Júpiter. Do ponto de vista físico tem relação com a pelve, os quadris e as coxas. Diz-se que sua natureza é masculina e que, por isso, é mais ativo na expressão da energia. Como signo do Fogo, está ligado à identidade, em especial à busca de um significado mais profundo na existência humana. Sendo assim, é ligado às pressões internas religiosas e filosóficas. Como signo Mutável, os planetas aqui colocados expressam sua energia de modo flexível e mutante, com certa inquietação ou inconstância.
Sagitário é caracterizado pelo amor da verdade e da virtude, mas tem uma tendência infeliz para expressá-lo de forma direta em excesso, mesmo quando isso não lhe é pedido. Existe amor pelos horizontes abertos e pelas viagens, além da necessidade de se expandir em um nível intelectual interior. Há um impulso pronunciado para se elevar acima da natureza animal em direção ao divino e uma impaciência com os assuntos triviais da vida. A aversão pelo superficial pode resultar em intolerância em relação às gentilezas comuns entre as pessoas.
Mitologia
Quíron, o outro mito do signo, era um centauro, metade homem e metade cavalo. Era o detentor da cura, das ervas medicinais, e da alquimia. Quíron sofreu uma flechada na perna embebida em sangue venenoso da Hidra. Quíron é imortal e não pode morrer, mas a ferida é incurável, mesmo para o detentor da cura. É essa a alegoria do curador ferido, de um sábio e mestre. Para acabar com o sofrimento, Prometeu cedeu ao centauro o direito de morrer e foi assim que Quíron ascendeu aos céus para a constelação de sagitário.
tcom
The third of the fire types possesses the qualities of the other two, but in a more purified and expansive form. Thus, Sagittarius has the initiatory power of Aries, but the ways in which that power is put into effect are more directed and refined. The ambition and dominance of Leo are turned toward more spiritual, less egotistical ends. The immortal Centaur represents the combination of the higher mental powers of mankind and the physical strength of the horse. The sigil (below) represents the moral foundation on which civilization may be built, the arrow of inspiration. The archer symbolizes a purposeful nature, the ability to hit the target - the bow and arrow are symbols of power. Like Aries and Leo, Sagittarius is a leadership sign, but is also associated with sensitivity, an openness to the needs and ideas of others. Sagittarius embodies a restlessness that comes partly from the exploratory spirit shared with Aries, but also from the questing, spiritual side of the Sagittarian character. It is the last sign before the New Year and marks the transition between autumn and winter.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???