parent nodes: Catedral | Geometria | J000h Jung, O Homem e Seus Símbolos | S001a Strickland, Arte Comendada | Templo | tmpcndhtq


Catedrais góticas



index do verbete

Strickland

27 1200-1500. Catedral, bíblia de pedra, renda petrificada.




Clique no link para ver a imagem em tamanho maior:rel://files/gothic-architecture-7.jpg



Clique no link para ver a imagem em tamanho maior:rel://files/_origin_Sartras-katedrale-1.jpg



Clique no link para ver a imagem em tamanho maior:rel://files/14typgoth.jpg



Clique no link para ver a imagem em tamanho maior:rel://files/CathedralsCompared.jpg


28 Ênfase vertical, altura exagerada, planta em espaço unificado, arco ogival, suporte em contrafortes externos (arcobotantes), abóbadas estriadas com arestas e traves, ambiente leve, claro, ricamente decorado com esculturas. Paredes leves com amplos vitrais (v. Elementos de estilo nas catedrais góticas).

1


catedral de chartres


O termo "gótico", para a grande maioria dos historiadores da arte, vem do nome do povo dos godos, que foi realizada pela cultura clássica romana como um povo de civilização absolutamente bárbaro e rude. Por extensão, portanto, o termo arte arte gótica se indicar com precisão "bárbaro", selvagem, destrutiva da tradição clássica, uma palavra depreciativa (como dizemos "vandalismo" ou "Hun") com o qual tenciona opor-se a Renascença si mesmo, supostamente restaurador da grandeza antiga, da Idade Média. (P. Adorno).

Uma explicação muito diferente, não aceito por qualquer historiador e não acabar em um monte de livros sobre história da arte, mas igualmente válidas, não é oferecido por Fulcanelli , um misterioso escritor do início do nosso século, em seu fascinante livro O Mistério das Catedrais . Em Fulcanelli ele estabelece um paralelo, uma ligação muito forte entre gótico e goetico (ou seja, a magia). Artigo gotique - diz ele - não é senão uma deformação ortográfica da palavra argotique , cuja homofonia é perfeita .... A catedral, então, é uma obra de arte do goth ou de argot. Os dicionários definem gíria como " a linguagem particular de todos aqueles indivíduos que estão interessados ​​em partilhar as suas opiniões sem serem compreendidos por outras pessoas que estão ao nosso redor. "

Tomando esta definição, então, Fulcanelli acreditava que as catedrais góticas são alguns verdadeiros livros de pedra , através do qual poderiam ser proferidas conhecimento considerado tão extraordinário que apenas algumas pessoas começaram a símbolos e códigos em particular poderia aprender. Na verdade, a magnificência, a grandeza e toda uma série de mistérios não resolvidos relacionados com o seu nascimento, eles se espalharam em torno das catedrais góticas numerosas lendas que combinam figuras lendárias e objetos da história do cristianismo , a partir dos Templários ao Santo Graal .

O mistério está principalmente preocupado com o seu nascimento, de repente, por volta de 1128 ( a catedral de Sens ), no período em que os Templários foram devolvidas a França a partir da Terra Santa , onde havia estabelecido sua sede no lugar onde ficava o Templo de Salomão, a construção de um mundo mais esotérico. Outro mistério está ligada à habilidade incrível e técnica arquitetônica demonstrado pelos construtores de catedrais que, a partir deste ponto de vista, nada têm a ver com as igrejas anteriores românicas , o que, obviamente, não pode ser considerado uma evolução lógica. A este respeito, a lenda diz que a arquitetura das catedrais se baseia em regras estáticas e harmônica tão complexos e sofisticados que seria necessário retirar uma pedra a partir deles, a famosa pedra angular do que é discutido na Bíblia, porque o todo Prédio desmorona sobre si mesmo.

Alguns estudiosos têm sugerido, certamente um pouco arriscado e não comprovada, que foram os Templários para construir catedrais, depois de ter encontrado no porão de seu quartel-general das cartas que continham os projetos e princípios harmônicos que subjacente à construção do Templo de Salomão , construído pelo lendário arquiteto Hiram , de quem se diz que os construtores das catedrais góticas (os Companheiros e maçons) eram os herdeiros espirituais.

Características comuns das catedrais

A maioria das catedrais foram construídas em locais sagrados havaianas e em particular relacionada com o culto da Grande Mãe , considerada a unidade de culto maior e mais generalizada antes cristianismo . Muitos desses lugares também têm alguns nós terrestres atuais reais, ou seja, pontos onde a energia é muito forte e que seria a base para grandes alinhamentos de megalitos como Carnac . Eles são chamados de linha ley .

A planta de quase todas as catedrais góticas em forma de uma cruz latina. Esta é, de acordo com Fulcanelli , outra razão para considerar como edifícios catedrais esotérico, a cruz é, de facto, o hieróglifo alquimia do cadinho. E é no cadinho que a matéria-prima necessária para a Grande Obra alquímica morre, apenas para renascer transformado em uma coisa maior (é o processo de morte e renascimento ritos de iniciação, que são a base de muitas das mais famosas associações maçônicas ).

Todas as catedrais são amontoados em sua arquitetura, as estátuas e baixos-relevos retratando figuras símbolos altamente simbólicos e mágico e esotérico, que tem pouco a ver com o seu papel nas igrejas cristãs. Todas as catedrais também tem o ' abside para o sul-leste e fachada voltada para noroeste, enquanto os transeptos do braço são orientados ao longo do nordeste ao sul-oeste. Questp orientação particular da igreja era, assim como outros detalhes das catedrais, não aleatórios, mas deliberadamente vontade, pois desta forma o fiel, santo entrar no prédio, ele caminhou para a frente para o ' Oriente , ou a Palestina, local de nascimento do cristianismo. Por causa ocorre esta disposição particular, todos os dias, uma curiosa sucessão de luz e sombra sobre os três rosáceas no transepto: a rosácea norte (aquele que está no transepto esquerdo), nunca é iluminada pela luz do sol, a rosácea sul (transepto direito) está aceso ao meio-dia, enquanto o velame principal (aquele localizado no portal principal da catedral) é aquecida pelos raios do sol poente. Ainda de acordo com Fulcanelli "... Desta forma, no frontão das catedrais góticas, as cores do Opera sucesso, de acordo com um processo circular que vai da escuridão, representada pela ausência e pela cor preta, a perfeição da cor vermelha, passando em branco, considerada como uma média entre o preto e vermelho .... Na Idade Média, a central de janela das arcadas chamados subiu Rota , a roda. A roda é o hieróglifo de tempo necessário alquimia para cozinhar o Filósofo assunto .. ".

O início labirinto


labirinto na catedral de chartres

Em cada uma das catedrais é possível ver nas placas que formam o chão, ou em alguma parede, a representação de um Labirinto, que é geralmente diferente da catedral de Sé, mas que ainda tem o mesmo efeito em cada uma delas. Este labirinto, geralmente chamado de Labyrinth of Solomon , ergue-se como o caminho iniciático que aqueles que querem saber os segredos das catedrais, o processo da Grande Obra (se interpreta as catedrais como símbolos alquímicos), ou, mais geralmente, a verdade para serem contratados. Muitos dos mais famosos labirintos foram destruídos e desmantelados por ladrões (na verdade muitos labirintos foram criados com placas de ouro ou prata), por isso hoje só havia descrições. E 'Este é o caso do labirinto de Amiens , representado por um bar e um semi-círculo de ouro, o que representou o nascer do sol no horizonte, e que de Chartres, uma série de círculos concêntricos que são dobradas uma sobre " outro, formando uma variedade infinita de combinações, no centro do qual estava representado o duelo de Teseu com o Minotauro , um assunto que se refere à mente a imagem de um outro labirinto lendário, que de Creta.


Rosácea da basílica de Saint-Denis. O tema é a Criação, com Deus no centro, os seis dias da Criação no segundo círculo, o Zodíaco no terceiro círculo representando a harmonia da ordem celeste e, no círculo maior, os trabalhos dos homens que representam a ordem da terra. Tudo se expande e difunde a partir da irradiação do Bem. Disponível em: http://www.ricardocosta.com/pub/suger.htm - Acesso em: 25/02/2010. (apud C010i)

A Cripta

Cada um está equipado com uma cripta da catedral. A cripta (da palavra grega cripto, que significa "pele") é um ambiente subterrâneo onde, de acordo com algumas lendas e tradições dos objetos sagrados estaria escondido muito importante (por exemplo, diz-se que em uma das criptas de Chartres é guardado por ninguém menos que o ' Arca da Aliança , e que quando esta cripta vai descobrir o colapso catedral para o chão). Mas as criptas das catedrais góticas estão ligados a outro elemento misterioso, composto pelos chamados Virgens negras . Estas são as estátuas, ou baixos-relevos, descrevendo com precisão a Virgem Maria, com a particularidade de tez escura. De muitas partes foi enfatizada a estreita relação entre as estátuas de Ísis , a deusa egípcia correspondente à deusa grega Gaia , que foram mantidos no porão dos templos egípcios, com as Virgens Negras. Mesmo este último estaria ligado ao culto da Terra, e em particular a da Grande Mãe se espalhou por toda a Europa. Madonna-se seria a cristianização desta figura, que na Gália nos primeiros séculos AD estava muito enraizada na fé e no imaginário popular para ser capaz de erradicá-la completamente. Neste sentido, os construtores das catedrais góticas, particularmente relacionadas com o culto neolítico da Grande Mãe, que cor diferente do rosto da Virgem Católica, para que aqueles que "sabia" que poderia facilmente entender que ele realmente era.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???